Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

A nova doença do estar sentado é pior do que pensa

Uma investigação recente da Universidade Médica de Wisconsin traz nova luz sobre uma das que pode tornar-se na ‘mais perigosa’ doença do século XXI: estar sentado, dá conta o Telegraph.

A nova doença do estar sentado é pior do que pensa
Notícias ao Minuto

11:07 - 24/04/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Investigação

Desde um estudo de 2012, que avaliava os efeitos do sedentarismo, que não havia grandes conclusões sobre uma prática cada vez mais comum na sociedade moderna: estar sentado.

Porém, dá conta o Telegraph, no mês passado, foi lançada nova luz sobre o tema pela Universidade Médica de Wisconsin. O primeiro dado é plenamente ‘assustador’. Cerca de 50 – 70 % das pessoas passa em média seis horas nesta atividade. Este facto foi ligado a má qualidade de saúde, sobretudo se comparados os dados com os de pessoas que não estão tanto tempo nesta atividade.

Segundo é explicado, quem passa a maior parte do seu tempo sentado tem uma probabilidade 112% maior do que os restantes de desenvolver diabetes, mas também 147% mais hipóteses de sofrer de algum problema cardíaco. Como se estes dados não fossem relevantes o suficiente, a probabilidade de morrer de uma outra doença aumenta também 49%.

Em termos práticos e manifestações concretas, quem passa mais tempo sentado tem mais hipóteses de ter colesterol alto, dores lombares, cancro no cólon e má circulação sanguínea.

Agora, se é comum entendermos que o exercício pode ajudar a debelar alguns dos malefícios do nosso sedentarismo, a verdade é que apesar de ajudar não anula os efeitos das nossas más práticas continuadas.

Depois de analisaram mais de 2,000 adultos, os investigadores chegaram à conclusão que estes passavam em média cerca de seis horas numa cadeira e que apesar de praticarem exercício o maleficio de estar imóvel não era equilibrado pela prática desportiva.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório