Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Primeiro-ministro italiano pede cimeira urgente após naufrágio

O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, pediu hoje uma cimeira europeia urgente, após o naufrágio de uma embarcação que transportava imigrantes no Mediterrâneo, receando-se que 700 pessoas tenham morrido.

Primeiro-ministro italiano pede cimeira urgente após naufrágio
Notícias ao Minuto

18:21 - 19/04/15 por Lusa

Mundo União Europeia

Renzi, que falava em conferência de imprensa, disse esperar que a reunião tenha lugar até ao final da semana. "Tem que ser uma prioridade", afirmou.

"Não estamos a falar de coisas banais, mas de vidas humanas", disse Renzi, considerando que o tráfico de pessoas é "um flagelo" para a Europa.

Cerca de 700 imigrantes estão desaparecidos no Mediterrâneo, depois de a traineira onde viajavam com destino a Itália ter naufragado a 60 milhas da costa da Líbia.

Em comunicado, a organização Save the Children já tinha pedido uma reunião de líderes dos países da União Europeia (UE) num prazo máximo de 48 horas para análise da situação relacionada com a imigração.

O balanço oficial divulgado ao fim da tarde dá conta de 24 mortos e de 28 sobreviventes, mas pode aumentar bastante. Segundo sobreviventes citados pelo Alto Comissariado da ONU para os Refugiados, cerca de 700 pessoas estariam a bordo da embarcação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório