Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Argentina prevê acordos com a Rússia em matéria de energia

A Argentina e a Rússia vão consolidar a aliança estratégica bilateral e firmar acordos em matéria energética durante a visita oficial da presidente Cristina Fernandez a Moscovo.

Argentina prevê acordos com a Rússia em matéria de energia
Notícias ao Minuto

18:17 - 19/04/15 por Lusa

Mundo Aliança

A chefe de Estado Argentina é esperada em Moscovo na terça-feira para uma visita oficial de dois dias.

A visita contempla acordos sobre investimento russo na Argentina no setor do petróleo além de eventuais negociações sobre energia nuclear, construção de infraestruturas e comércio.

O governo argentino espera conseguir alcançar um acordo com a empresa estatal russa Rosatom para a construção de uma nova central nuclear apesar de ainda não se conhecerem os detalhes sobre o eventual projeto.

Em comunicado, divulgado na semana passada, um grupo de ex-secretários de Energia argentinos criticou a falta de transparência nas negociações entre a Rússia e o Executivo de Cristina Fernandez tendo pedido que os acordos sejam submetidos ao Parlamento de Buenos Aires.

Durante o encontro entre Fernandez e Putin, no Kremlin, os dois chefes de Estado vão abordar igualmente as questões relacionadas com as trocas comercias que têm vindo a aumentar, atingindo os dois mil milhões de dólares anuais.

Entre os setores com maiores oportunidades para a Argentina estão os produtos lácteos e carne de bovino, produtos afetados pelas sanções impostas à Rússia pelos Estados Unidos e pela União Europeia devido ao envolvimento de Moscovo na guerra da Ucrânia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório