Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Irmão de traficante condenado à morte pede clemência

O irmão de um traficantes de droga australiano condenado à morte na Indonésia lançou, no domingo, um apelo televisivo ao Presidente indonésio, Joko Widodo, para que poupe a sua vida.

Irmão de traficante condenado à morte pede clemência
Notícias ao Minuto

11:05 - 02/03/15 por Lusa

Mundo Indonésia

Andrew Chan e Myuran Sukumaran, no corredor da morte desde 2006, arriscam ser executados pelo pelotão de fuzilamento como cabecilhas do chamado grupo dos nove, que se dedicava ao tráfico de heroína da ilha de Bali para a Austrália.

Os homens, ambos na casa dos 30, viram negados recentemente os pedidos de perdão presidencial.

As famílias têm pedido a Widodo que mostre misericórdia, assegurando que os dois homens estão hoje mudados, após os anos que passaram detidos e, no domingo à noite, o irmão de Andrew Chan, Michael, lançou um novo apelo.

"Quero dizer ao Presidente Jokowi que, como família, lamentamos muito esta situação e pedimos desculpa pelo Andrew. Trouxe muita vergonha desnecessária aos indonésios e ao seu país", disse à tvOne, usando o diminutivo de Widodo.

"O Andrew é um homem diferente do que era há dez anos", acrescentou, pedindo que o chefe de Estado dê "uma segunda oportunidade" ao seu irmão.

Michael disse ainda que Chan e Sukumaran "abraçaram a cultura indonésia e o modo de vida, e estão muito arrependidos pelas coisas que fizeram".

Hoje, o delegado do Ministério Público de Bali, Momock Bambang Samiarso, disse que os dois homens seriam esta semana transportados da prisão na ilha para outro estabelecimento em Java, onde as execuções vão decorrer.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório