Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Alguns erros alimentares que deve deixar de cometer já

Ter uma alimentação equilibrada é fundamental para a saúde e bem-estar da pessoa, mas, muitas vezes, o equilíbrio não é tido em conta e, inconsciente ou por falta de conhecimento, os erros acabam por se cometer vezes sem fim. O Huffington Post diz-lhe os principais erros que pode estar a cometer e que prejudicam a sua dieta.

Alguns erros alimentares que deve deixar de cometer já
Notícias ao Minuto

20:12 - 20/12/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Dicas

A grande maioria das pessoas entende a palavra dieta como um regime rígido que obriga a abdicar da grande parte dos alimentos. É uma ideia completamente errada e que leva as pessoas a cometerem alguns erros que se mostram fatais quando o objetivo é perder peso.

O Huffington Post revela algumas das ‘asneiras’. A primeira, diz respeito ao álcool. O consumo frequente de bebidas alcoólicas altera não só o apetite como o metabolismo das pessoas, fazendo com que, muitas vezes, comam pouco ou optem por alimentos mais calóricos e ricos em gordura.

Um outro erro frequente refere-se ao hábito de se escolher os alimentos ‘light’, aqueles que, por vezes, iludem pelas baixas calorias, mas que enganam pelos elevados níveis de açúcar e também de matéria gorda. Além disso, estes alimentos são muitas vezes processados e pobres em nutrientes e acabam por não ser as melhores escolhas. Se o objetivo é escolher alimentos saudáveis, ricos em nutrientes e com baixo valor calórico, as opções integrais são as melhores.

Só comer alimentos consideráveis saudáveis também não é, de todo, a melhor escolha. Mais uma vez, é importante optar pelo equilíbrio, uma vez que os alimentos considerados saudáveis são, como todos os outros, prejudiciais quando consumidos em excesso, como é o caso da aveia. Comer muita aveia é também sinónimo de comer muito sal.

O hábito de saltar refeições é um dos maiores pecados para quem quer uma alimentação equilibrada e para quem precisa mudar hábitos e perder peso. Estar longas horas sem comer não só não ajuda a perder calorias, como dá uma elevada sensação de fome e aumenta as probabilidades de exagerar naquilo que se come à noite.

Além disso, destaca a publicação, contar calorias não é a melhor opção de todas. A obsessão por números não é saudável e também induz a erro, pois, como já foi dito aqui, as calorias enganam e escondem outros ‘pecados’ dos alimentos, como é o caso da matéria gorda e do sal.

Rejeitar todas as gorduras ou alimentos que têm gordura também não é uma opção lógica, uma vez que existem gorduras essenciais ao organismo das pessoas. Os frutos secos e o salmão são alguns dos exemplos de alimentos que devem ser incluídos numa dieta.

Comer por impulso ou como forma de contornar emoções é um dos erros mais fatais para todos aqueles que procuram um estilo de vida mais coerente. Esconder os problemas na comida não só leva a escolhas erradas como se pode tornar num hábito prejudicial, e aqui, não falamos apenas no comer em excesso. O deixar de comer é um erro igualmente crucial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório