Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Pilotos do avião do presidente da Total viram limpa-neves

Os pilotos do avião do presidente da companhia francesa Total viram o limpa-neves a cruzar a pista sem o considerarem "uma ameaça", disseram hoje especialistas russos, a propósito do acidente que vitimou Christophe de Margerie.

Pilotos do avião do presidente da Total viram limpa-neves
Notícias ao Minuto

21:24 - 23/10/14 por Lusa

Mundo Especialista

O presidente da petrolífera e os três membros da tripulação morreram na terça-feira num acidente que envolveu o avião privado, que descolava no aeroporto de Moscovo e que chocou com um limpa-neves, num acidente que já levou a que quatro funcionários do aeroporto fossem detidos no âmbito do inquérito.

Especialistas russos fizeram hoje o filme dos acontecimentos e, segundo o seu representante, Alexei Morozov, "a pista estava livre quando foi confirmada a autorização de descolagem", ainda que 10 segundos depois "os instrumentos de controlo detetaram o movimento de um limpa-neves à esquerda da pista".

Não foi registado qualquer diálogo entre a tripulação do avião e a torre de controlo, depois da autorização para descolar, disse Morozov.

O especialista precisou que, 14 segundos após o início da descolagem, a tripulação viu um objeto que identificou como "uma máquina a atravessar a estrada", mas não foi considerado como uma ameaça e a operação continuou normalmente.

E acrescentou que outros 14 segundos depois o avião chocou com o limpa-neves a 248 quilómetros por hora, quando já levantava voo, começou a girar para o lado direito e caiu.

O motorista do limpa-neves, Vladimir Martynenko, está em prisão preventiva até 21 de dezembro, a pedido de um tribunal de Moscovo.

O homem, de 60 anos, tinha no momento do acidente 0,6 gramas de álcool por litro de sangue, (a Rússia aplica uma tolerância zero em matéria de álcool e condução), segundo a comissão de inquérito.

O advogado do condutor explicou que Martynenko teve de sair do veículo para ver se tinha atingido um obstáculo e perdeu "30 a 40 segundos", o suficiente para "perder de vista" a coluna de limpa-neves a que pertencia. O comboio de limpa-neves saiu da pista, mas o controlador aéreo não percebeu que um deles ainda lá estava, disse o advogado.

As autoridades russas também detiveram outros funcionários do aeroporto, incluindo o controlador de tráfego aéreo, que era "estagiário".

Também devido ao caso foi hoje anunciada a demissão do diretor-geral do aeroporto e do seu adjunto.

Christophe de Margerie será enterrado na terça-feira em Saint-Pair-sur-Mer, na Normandia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório