Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Detidos 22 ativistas pró-democracia em Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, pelo menos, 22 pessoas, durante um protesto contra um alto quadro chinês que visitou a cidade na segunda-feira, foi hoje anunciado.

Detidos 22 ativistas pró-democracia em Hong Kong
Notícias ao Minuto

08:35 - 02/09/14 por Lusa

Mundo Polícia

A Região Administrativa Especial de Hong Kong tem vivido nos últimos dias uma crise política com os ativistas do campo pró-democrata em protesto nas ruas contra a decisão de Pequim quanto à forma de eleição do líder da cidade.

Pequim decidiu, no domingo, que a população de Hong Kong vai escolher, por sufrágio direto, o seu líder já em 2017, uma aspiração política da cidade, mas a condicionante de que os candidatos terão de ser 'validados' por um comité eleitoral acaba, segundo os pró-democratas, por distorcer o processo.

Li Fei, vice-secretário-geral do Comité Permanente da Assembleia Nacional Popular, deslocou-se a Hong Kong na segunda-feira para explicar as reformas do sistema político validadas por Pequim quando ativistas pró-democracia interromperam o seu discurso durante uma sessão no centro de convenções Asia World Expo.

Ecoando slogans e exibindo cartazes, os ativistas acusaram Pequim de não cumprir a sua promessa de permitir a Hong Kong escolher diretamente o seu líder, um dia depois de o Comité Permanente da Assembleia Nacional Popular ter decidido que o chefe do Executivo será, pela primeira vez, eleito por sufrágio direto em 2017, mas só após a aprovação dos candidatos por um comité de nomeação.

Os protestos ocorreram quando Li Fei se preparava para discursar numa sessão de duas horas sobre a controversa reforma política, para a qual foram convidadas cerca de mil pessoas, incluindo deputados e representantes de Hong Kong na Assembleia Nacional Popular e na Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, segundo a imprensa local.

A maior parte das detenções aconteceu, no entanto, junto ao hotel onde Li Fei ficou hospedado, onde os manifestantes empurraram as barreiras da polícia e entraram no local, refere uma nota das autoridades citada pela AFP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório