Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Morrem seis pessoas em ataque contra edifício governamental

Pelo menos seis pessoas morreram hoje num atentado suicida, com um carro armadilhado, contra a sede dos serviços de informações do Ministério do Interior iraquiano, localizada no centro de Bagdad, segundo um novo balanço das autoridades locais.

Morrem seis pessoas em ataque contra edifício governamental
Notícias ao Minuto

15:45 - 23/08/14 por Lusa

Mundo Iraque

O primeiro balanço do ataque dava conta de duas vítimas mortais.

Os responsáveis das forças de seguranças locais também reviram em alta, de oito para 32, o número de feridos.

A sede dos serviços de informações iraquianos está protegida por muros de betão, mas os guardas que controlam a entrada do complexo governamental, que está num cruzamento bastante movimentado da capital iraquiana, acabam por ser um alvo fácil para os atacantes.

O atentado não foi reivindicado até ao momento, mas este tipo de ação está normalmente conotada a grupos insurgentes sunitas iraquianos, nomeadamente os jihadistas do Estado Islâmico (EI), um grupo sunita ultra-radical que controla partes do Iraque e da Síria.

Desde 09 de junho que o Iraque se confronta com uma ofensiva de insurgentes sunitas, que controlam vastas áreas no norte e oeste do país.

A ofensiva jihadista provocou o êxodo de dezenas de milhares de civis, entre os quais vários milhares da minoria étnico-religiosa Yazidi.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório