Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Preso general que instigou rebelião militar contra Maduro

Um tribunal marcial venezuelano ordenou a detenção do general reformado José Aquiles Vietri Vietri, antigo chefe da Casa Militar, organismo encarregado da segurança presidencial, pelo alegado delito de "instigação à rebelião militar".

Preso general que instigou rebelião militar contra Maduro
Notícias ao Minuto

06:21 - 29/07/14 por Lusa

Mundo Venezuela

O general, de 61 anos de idade, chefiou em 2002 a guarda de honra do falecido presidente Hugo Chávez e foi detido na noite de sexta-feira, na sua residência em Caracas, por 30 oficiais da Direção de Inteligência Militar (a secreta militar).

Segundo o seu advogado, Alonso Medina Rojas, foi apresentado, na segunda-feira, a um tribunal militar que ordenou que continuasse detido, na sequência de uma acusação feita por um coronel do exército no âmbito de "ações subversivas".

Segundo a imprensa venezuelana, durante uma rusga à sua residência terão sido encontrados documentos que o vinculam a um "plano para um golpe de Estado" contra o Governo do Presidente Nicolás Maduro.

Reformado desde 2006, o general José Aquiles Vietri Vietri foi chefe da Casa Militar, diretor da Academia Militar, chefe do Estado Maior do Exército, Inspetor-geral do Exército, diretor-geral do Ministério da Defesa e adido de Defesa da delegação da Venezuela em Washington, nos Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório