Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Cinco boas razões para ser vegetariano

Os benefícios da dieta vegetariana são vários e conhecidos, mas depois do alerta da OMS relativo às carnes processadas é ainda mais importante lembrá-los.

Cinco boas razões para ser vegetariano
Notícias ao Minuto

11:46 - 28/10/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dieta

‘Agora, tudo o que comemos faz mal’. Esta frase espalha-se pelos quatro cantos do mundo e espelha os consecutivos alertas acerca dos alimentos que são prejudiciais à saúde, mesmo aqueles que, até hoje, eram vistos como normais, naturais e até saudáveis.

Só esta semana, aconteceram dois alertas: um da Organização Mundial da Saúde (que classificou as carnes processadas como cancerígenas e a carne vermelha como provavelmente cancerígena) e outro da Universidade da Califórnia (que declarou o açúcar como tóxico).

E a pensar naquelas pessoas que procuram um estilo de vida mais saudável e que querem fugir dos alimentos nocivos que invadem as prateleiras do supermercado, o The Independent publica um artigo em que revela os benefícios da dieta vegetariana.

1. Melhora a saúde do coração – são várias as evidências científicas que confirmam que o vegetarianismo baixo em fibra e rico em potássio é capaz de reduzir a pressão sanguínea, melhorar o colesterol total e reduzir o risco de derrame e ataque do coração.

2. Previne o cancro – os antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais presentes nos vegetais, legumes e frutas são autênticos escudos protetores contra o cancro. E não comer carne vermelha também é uma ajuda.

3. Melhora o trânsito intestinal – a ingestão de alimentos naturais é a melhor forma de ‘tratar bem’ a bactéria boa que existe no sistema digestivo e que proporciona um trânsito intestinal correto. Os ‘verdes’ são os alimentos mais indicados para este fim.

4. Previne o aparecimento (e ajuda no tratamento) da Diabetes tipo 2 – os grãos integrais, os vegetais, as frutas e os legumes conseguem estabilizar os níveis de açúcar no sangue e aumenta a resistência à insulina.

5. Melhora o aspeto da pele, cabelo e unhas – e uma vez que a dieta vegetariana não inclui, por normal, alimentos processados e de origem animal, o corpo é um dos principais beneficiados, com a pele a tornar-se mais brilhante e o cabelo e as unhas mais resistentes.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório