Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Dez alimentos que pode estar a comer de forma errada

Muitas comidas podem causar confusão e levar-nos a cometer erros.

Dez alimentos que pode estar a comer de forma errada
Notícias ao Minuto

18:34 - 27/07/15 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

Comer em público nem sempre é fácil. Há comidas que geram várias confusões. Seja pela questão das boas maneiras, pelo facilidade ou não de as comer ou pelas costumes gastronómicos que devem ser respeitados, quando comemos uma comida original de outra cultura que não a nossa.

Com base em vários artigos internacionais, o El Confidencial reuniu alguns dos grandes erros que cometemos ao comer estes dez alimentos.

Massa. Nunca deve cortar a massa com a faca, nem mesmo o esparguete, apesar do desafio que possa representar. No caso da esparguete, deve enrolar um pequena quantidade entre os dentes do garfo, até que forme um rolo que consiga comer de uma vez, sem ter de ‘aspirar’ a massa. Quanto à utilização de uma colher como apoio para comer esparguete, não é um costume italiano, como muitas pessoas acreditam, mas sim uma ‘ajuda’ implementada em países como os Estados Unidos, Espanha ou Grã-Bretanha.

Azeitonas. Grande parte das pessoas come as azeitonas com a ajuda de um garfo ou de um palito, a verdade é que deve pegar nelas com a mão, a não ser que estejam na salada, por exemplo. Aqui deve usar o garfo com cuidado para que não saltem do prato. O El Confidencial sublinha ainda que as azeitonas não se ‘mordiscam’, comem-se de uma vez.

Laranjas. O ideal é cortar a laranja em quatro partes com faca e garfo, utilizando a faca para a separar a casca. Este método é melhor do que utilizar as mãos, especialmente em público, uma vez que assim evita que algum sumo da laranja saia disparado para a outra ponta da mesa.

Mariscos. Estes alimentos são os que mais confusão geram. Os mariscos cozidos como lagostins, gambas, camarões ou lagostas devem comer-se com a mão, as últimas com a ajuda de um quebra-nozes. Da mesma forma que as ameijoas ou os percebes. Já os caranguejos e os lagostins podem comer-se com a mão ou com talheres, dependendo do tamanho. A lagosta grande e outros mariscos de grande porte devem comer-se com talheres de peixe, à exceção das patas.

Asas de frango. Trazem sempre dificuldades para o comensal, por isso é preferível evitar pedi-las em público, aconselha o mesmo site. Caso não seja possível, o site Food Beast tem uma solução peculiar: encontrar a cartilagem da asa, girar ligeiramente o osso mais pequeno e extraí-lo; depois fazer o mesmo com o osso maior, como mostra o vídeo.

Cupcakes. Estes bolos são bonitos e saborosos mas têm um problema, a cobertura pode deixar qualquer um com a cara toda suja e o bolo desfeito. A solução é fazer uma ’sandes’ com este bolo: corte a parte do fundo do bolo e coloque-a por cima da cobertura.

Sushi. Deve comer-se com pauzinhos ou com as mãos. Quando está a comer sushi também deve evitar passar comida de um prato para o outro. Deve comê-lo de uma vez e certificar-se de que é o peixe que entra em contacto com a soja e não o arroz, uma vez que já tem o sabor do vinagre de arroz.

Pão. A especialista em boas maneiras Carmen Soto Díez explicou ao El Confidencial que o pão não se deve cortar à mesa nem deve ser comido com faca e garfo. Quando queremos partir um pedaço do pão que nos foi servido à mesa devemos parti-lo com a mão em pequenos pedaços para comer de uma vez só e não para morder.

Ervilhas. Como são difíceis de ‘apanhar’ não as deve espetar com o garfo. Deve tentar agrupá-las e coloca-las em cima do garfo.

Ovos. Poder comer ovos sem faca. O garfo é suficiente para cortar a clara e a gema, a não ser que coma ovos com bacon, por exemplo, e aí pode aproveitar a faca para cortar os dois alimentos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório