Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Tweet de russo sobre Portas lançou pânico nos mercados

Um comentário, publicado na quinta-feira na rede social Twitter, deixou os mercados em alvoroço. Isto porque, o autor do tweet alegou que Paulo Portas tinha cancelado o encontro com Pedro Passos Coelho, o que levou a que os juros da dívida crescessem quase 30 pontos-base, informa o Jornal de Negócios de hoje.

Tweet de russo sobre Portas lançou pânico nos mercados
Notícias ao Minuto

07:48 - 05/07/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Juros

O autor da conta da rede social Twitter Russian Market publicou, ontem pelas 9h01, um comentário em que dava conta de uma notícia de última hora, na qual denunciava que a reunião entre o líder do CDS-PP, Paulo Portas, e o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, tinha sido cancelada.

"ÚLTIMA HORA: Paulo Portas, o líder do partido mais pequeno da coligação, cancela reunião com o primeiro-ministro Passos Coelho", podia ler-se no Twitter.

Segundo o Jornal de Negócios, o tweet foi visto e reproduzido por alguns dos 19 mil seguidores do autor com o pseudónimo Russian Market, o que provocou um aumento de 30 pontos percentuais nos juros da dívida.

Contacto pelo Jornal de Negócios, o analista londrino da CMC Markets Michael Hewson, que segue o Russian Market há alguns meses, afirmou que "este é daqueles utilizadores que populam o Twitter e que, com alguma atenção, se percebe que é necessário ler o que escreve com cautela".

Menos cautela tiveram os investidores que, no dia de ontem, negociaram com base nos tweets. Esta situação "acontece muito" e, de acordo com Michael Hewson, "levará a que [os accionistas] percam dinheiro".

O mesmo jornal tentou ainda contactar o autor desta conta, cuja foto de perfil é uma foto do Presidente russo Vladimir Putin, mas não teve sucesso. Contudo, dá conta de que se trata de um investidor de nacionalidade russa, a operar a partir da Suíça.

Como pode ler-se na sua página do Twitter, o Russian Market referiu-se à situação do País como "circo político", afirmando que o "Governo [está] em colapso", isto apesar de os media terem divulgado um entendimento entre Passos e Portas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório