Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Influência na crise de 2008 vai custar 422 milhões de euros ao HSBC

Instituição britânica vai pagar multa e compensações aos clientes afetados. Pagamento multimilionário surge numa altura decisiva para o futuro do banco.

Influência na crise de 2008 vai custar 422 milhões de euros ao HSBC
Notícias ao Minuto

12:42 - 08/02/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Banca

As autoridades norte-americanas continuam a ‘ofensiva’ para responsabilizar a banca pelo papel decisivo no ‘crash’ de 2008 que criou a pior crise mundial desde a Grande Depressão.

Desta vez, o alvo foi o HSBC, que chegou a acordo nos tribunais dos Estados Unidos para pagar um total de 422 milhões de euros ao Estado e aos clientes lesados. O pagamento refere-se a um processo interposto pelos EUA, acusando o banco britânico de “práticas hipotecárias abusivas” que acabaram por ter influência decisiva na queda do setor imobiliário e na crise dos empréstimos ‘subprime’.

No total, o Estado Federal vai receber cerca de 90 milhões de euros e os clientes afetados vão ter direito a 332 milhões, como recompensa pelos danos. O acordo na Justiça foi confirmado pela administração do HSBC numa reunião com acionistas esta manhã.

Segundo o Business Insider, o banco britânico está prestes a decidir o futuro da sede. O atual centro de decisões em Londres poderá ser alterado para o estrangeiro para evitar efeitos negativos da possível saída do Reino Unido da União Europeia.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório