Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Plataforma NightSwapping quer captar investimento de 2 a 3 milhões

A NightSwapping, plataforma que possibilita aos membros viajarem e hospedarem-se na casa uns dos outros ao trocarem noites, está a negociar uma ronda de investimento, entre dois a três milhões de euros, para se expandir para a Ásia.

Plataforma NightSwapping quer captar investimento de 2 a 3 milhões
Notícias ao Minuto

15:17 - 24/12/15 por Lusa

Economia Ásia

"Estamos em negociações para uma nova ronda de angariação de capital num montante entre dois a três milhões de euros, que estará concluída até ao final do primeiro semestre de 2016", para nos expandirmos para mercados na Ásia e na América Latina no próximo ano", disse a responsável para os mercados português e brasileiro da 'start-up', Kátia Pula.

Fundada por Serge Duriavig, que iniciou a sua carreira como responsável de projeto na Orange, principal empresa de telecomunicações da França, a 'start-up' francesa de turismo colaborativo NightSwapping já tinha captado fundos no valor de 1,5 milhões de euros em setembro de 2014, que lhe permitiram expandir a sua internacionalização, depois de ter sido lançada em outubro do ano anterior.

A nova ronda de captação de capital vai permitir à 'start-up' (empresa criada recentemente) "manter e reforçar a sua presença nos mercados da Europa, nomeadamente, Portugal.

"À primeira vista, a NightSwapping pode parecer um concorrente das plataformas de aluguer de curta duração, mas, na verdade, a 'start-up' resgata o verdadeiro conceito da economia colaborativa, pois não há a ideia de lucrar graças a outra pessoa, mas sim de colaborar", explicou Kátia Pula à Lusa.

Nesse sentido, o turismo é visto sob uma nova ótica: "A troca de noites [em inglês o 'nightswapping']", salientou.

A plataforma propõe a troca de noites entre 150 mil membros e 30 mil acomodações em mais de 160 países, tendo em Portugal 6.000 membros.

Este conceito propõe uma maneira diferente de se viajar, recorrendo à casa de pessoas que, para tal, "não receberão nem um cêntimo para hospedar", afirmou Kátia Pula.

O anfitrião recebe um viajante na sua casa e, com isso, acumula créditos (que o 'site' designa por "noites"). Com eles, pode viajar para uma das 30.000 acomodações no mundo.

O 'site' tem uma taxa de serviço de 9,90 euros para cada 'nightSwap' que é paga por quem viaja, independentemente do número de pessoas que o acompanham, do número de noites e do seu destino. Para as pessoas que possuem "noites" (créditos) suficientes, esta será a sua única despesa com a acomodação.

Atualmente, Lisboa é a 9.ª cidade do mundo com maior número de alojamentos do 'site' e a 11.ª mais procurada no NightSwapping, segundo a responsável.

"Temos opções de alojamento e acomodação em 81 cidades portuguesas. Após Lisboa, o Porto surge com mais opções, seguido de Almada, Aveiro, Albufeira, Lagos, Leiria e de Ponta Delgada", salientou.

Os membros comunidade que mais se interessam por Portugal são os espanhóis e franceses, seguidos pelos italianos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório