Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Incumprimento das famílias volta a níveis anteriores ao resgate

Contexto internacional favorável está a ajudar portugueses a pagar a tempo. Últimos meses têm trazido quedas constantes das prestações em falta.

Incumprimento das famílias volta a níveis anteriores ao resgate
Notícias ao Minuto

08:27 - 11/11/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Empréstimo

Desde 2010 que não se viam números assim. No terceiro trimestre deste ano, havia 636.578 famílias portuguesas com prestações de créditos em atraso, o total mais baixo desde o pedido de resgate externo e a segunda queda trimestral consecutiva.

Dados divulgados pelo Banco de Portugal dão conta de um crescente cumprimento das obrigações, impulsionado pelo ambiente de baixas taxas de juro e a queda do desemprego. Os empréstimos ao consumo registaram a maior queda no incumprimento, mas a tendência de descida alargou-se ao crédito para compra de casa.

“É possível que a tendência se mantenha dado que o contexto financeiro se mantem propício – taxas de juro muito baixas – e as tendências macro favoráveis – desemprego em queda, atividade económica a progredir”, garante Paula Carvalho, economista do BPI.

Graças ao maior número de famílias com prestações em dia, a carteira de crédito malparado da banca nacional caiu ligeiramente, fixando-se em setembro num total de 5.358 milhões de euros, revela o Jornal de Negócios.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório