Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

"Grexit foi apenas escondido. Quando voltar será com maior gravidade"

António Vitorino não tem dúvidas de que a recente solução de acordo encontrada para a Grécia, dificilmente será solução a longo prazo.

"Grexit foi apenas escondido. Quando voltar será com maior gravidade"
Notícias ao Minuto

07:38 - 26/07/15 por Notícias Ao Minuto

Economia António Vitorino

Para António Vitorino, a última crise grega deve ser descrita apenas como a "a mais recente", já que o mais provável é a solução encontrada não servir para relançar a economia. "O Grexit não desapareceu, foi apenas escondido. Quando voltar, voltará sempre com maior gravidade", alerta o destacado socialista numa extensa entrevista ao jornal Público.

Na perspetiva do ex-governante, "falta uma visão a prazo da sustentabilidade da zona euro". E, para tal, não se pode apenas criticar a atuação do governo grego, que apelida de "erro colossal de cálculo negocial". Em Berlim também há lições que devem ser retiradas.

Em 2011, Vitorino já afirmara ao mesmo jornal que era importante "ajudar a Alemanha a ultrapassar o seu momento unipolar". A ideia passa por mostrar que a Alemanha, embora pudesse ter razão, deveria saber como agir perante essa razão, e reconhecer que havia desequilíbrios estruturais por resolver no seio da zona euro.

Agora, Vitorino mantém a opinião e admite mesmo que "o processo de aprendizagem da Alemanha é mais lento do que esperava". Falta, também, "encontrar parceiros que balancem" o peso da nação de Angela Merkel.

Para tal, porém, há um fator que contribui para atrasar mudanças, salienta: "a Alemanha ainda está prisioneira da narrativa que construiu há quatro anos”, considera, especificando que deve “abandonar a ideia de que tudo se resumiu a uns países perdulários que viviam acima das suas posses".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório