Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Acordo está mais ou menos fechado." Palavra de Varoufakis

O ministro das Finanças grego garante que recebeu “propostas muito interessantes” dos credores. Últimas declarações deixam em aberto a possibilidade de a Grécia aceitar condições seja qual for o resultado do referendo.

"Acordo está mais ou menos fechado." Palavra de Varoufakis
Notícias ao Minuto

12:32 - 03/07/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Zona Euro

A Grécia e os credores externos poderão estar prestes a chegar a acordo para um novo programa de financiamento. Quem o diz é o ministro das Finanças grego, em entrevista ao programa de rádio irlandês ‘Morning Ireland, da RTE News.

Yanis Varoufakis garante que as negociações têm estado a decorrer em ‘pano de fundo’, apesar do aparente distanciamento entre as partes, o que permite uma confiança extra numa solução para breve. O acordo final poderá não depender sequer do referendo ao povo grego, agendado para o próximo domingo.

“Se a resposta for ‘não’, posso assegurar que nesta semana de impasse, tivemos várias propostas interessantes vindas da Europa de forma confidencial e por isso o acordo está mais ou menos fechado”, confirmou Varoufakis.

O ministro das Finanças da Grécia garante que o governo quer pagar a dívida externa, mas avisa que as medidas de austeridade impostas pelos credores tornam impossível o reembolso.

Pede por isso um alívio de dívida para gregos e irlandeses. Por último, Varoufakis descansou os mais apreensivos, com a garantia de que os bancos irão abrir portas na próxima terça-feira, independentemente do resultado do referendo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório