Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
28º
MIN 16º MÁX 28º

Macau quer juntar-se ao Banco Asiático proposto pela China

O Governo de Macau manifestou hoje interesse em aderir ao Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas (AIIB), proposto pela China.

Macau quer juntar-se ao Banco Asiático proposto pela China
Notícias ao Minuto

14:53 - 30/03/15 por Lusa

Economia Ásia

"Temos de nos preparar primeiro para que, logo que for possível, a RAEM [Região Administrativa Especial de Macau] tenha condições adequadas para participar. Depende ainda das indicações do Governo central que lidera a constituição deste banco", afirmou o secretário para a Economia e Finanças, Lionel Leong, durante o debate setorial das Linhas de Ação Governativa.

Lançado em outubro passado em Pequim por 21 países, todos asiáticos, o AIIB foi visto por analistas ocidentais como um desafio à atual ordem financeira internacional, dominada pelos Estados Unidos e a Europa, e uma tentativa de criar um alternativa chinesa ao FMI e ao Banco Mundial.

No último mês, seis países europeus (Alemanha, França, Itália, Luxemburgo, Reino Unido e Suíça) manifestaram-se interessados em aderir ao AIIB.

Até domingo passado, 42 países já tinham aderido ou pedido para aderir ao AIIB como membros fundadores, segundo o Ministério das Finanças chinês.

Ainda em relação ao setor bancário, o secretário para a Economia e Finanças de Macau afirmou que o Governo vai trabalhar para reduzir "os requisitos de acesso ao mercado chinês, a favor das instituições financeiras de Macau" e anular "as restrições preliminares quanto à exploração de atividades em yuan, prestando apoio a instituições financeiras na sua expansão no exterior".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório