Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Custa-lhe preencher a declaração de IRS? A Deco dá uma ajuda

Já se encontra disponível a nova ferramenta criada pela Deco para ajudar os contribuintes a preencher a declaração de IRS.

Custa-lhe preencher a declaração de IRS? A Deco dá uma ajuda
Notícias ao Minuto

06:08 - 04/03/15 por Daniela Costa Teixeira

Economia App

A Deco lançou uma ferramenta que visa ajudar os contribuintes a preencherem a declaração do IRS. Chama-se IRS Sem Custo e além de simplificar o preenchimento da declaração, permite ao contribuinte escolher a forma como as Finanças vão tributar os seus rendimentos.

De acordo com informação avançada em comunicado, a ferramenta indica, “do ponto de vista fiscal”, a opção mais vantajosa no que diz respeito à tributação, algo que, por exemplo, no caso dos senhorios irá ajudar a decidir se o valor das rendas recebidas deve ser alvo de englobamento ou de tributação autónoma.

O objetivo passa por ajudar os portugueses a “cumprir a sua obrigação o mais rapidamente possível”. “Fazemos meia dúzia de perguntas claras e simples, como ‘É casado ou unido de facto?’, ‘Tem filhos a viver consigo?’, ao contrário do modelo usado pelo Portal das Finanças, em que tem de saber que impressos precisa de preencher”, lê-se no comunicado enviado às redações.

Como vai funcionar?

A app foi desenvolvida em conjunto com o grupo ‘O Informador Fiscal’ e tem ligação segura ao Portal das Finanças. O downloado é gratuito, sendo apenas necessária a inscrição na página ‘IRS Sem Custo’. Assim que a aplicação é descarregada para o computador, o utilizador recebe um email para aceder ao ficheiro de instalação e a respetiva senha de acesso.

Embora num primeiro momento esta ferramenta permita apenas simular o preenchimento da declaração, após a entrega da mesma, o contribuinte poderá acompanhar o estado do seu IRS através de alertas por SMS ou email enviados pela Deco.

A aplicação permite duas formas de entrega online da declaração de IRS: enviar através da ferramenta sem ter de entrar no Portal das Finanças ou entregar o ficheiro guardado na aplicação através do Portal das Finanças. Em ambos os casos, o contribuinte terá de usar a senha de acesso ao Portal das Finanças

Se pretende entregar a declaração em papel, adianta a Deco, pode fazer o preenchimento através da aplicação e depois imprimir. Contudo, alerta, devem ser comprados “os impressos oficiais”.

Aceda ao 'IRS Sem Custo' aqui.

Relembre os prazos

A partir do próximo dia 1 de abril inicia-se o período oficial de entrega da declaração de IRS pela internet para quem só tem rendimentos de trabalho por conta de outrem (categoria A) e/ou de pensões (categoria H).

Já os trabalhadores independentes ou aqueles que acumulam rendimentos de outras categorias devem esperar pelo mês de maio, se entregar online, ou pelo mês de abril, se entregar em papel.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório