Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
28º
MIN 16º MÁX 28º

IGCP aproveita decisão do BCE para emitir dívida a longo prazo

O Tesouro português quer aproveitar os efeitos do anúncio da compra de ativos do BCE para emitir dívida com maturidades maiores, de acordo com o noticiado pelo Diário Económico.

IGCP aproveita decisão do BCE para emitir dívida a longo prazo
Notícias ao Minuto

08:13 - 26/01/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Dívidas

Os efeitos positivos da decisão anunciada pelo BCE, de um programa de compra de ativos num valor total superior a um bilião de euros até ao final de setembro de 2016, serão aproveitados pelo IGCP para emitir dívida de mais longo prazo, noticia o Diário Económico.

Esta ação inédita do BCE, destinada a contrariar o risco de deflação na zona euro, prevê injetar 1,18 biliões de euros no sistema financeiro da zona euro em compras mensais de 60 mil milhões de euros em dívida pública e abrange títulos com maturidade entre os dois e os 30 anos.

Assim sendo, a agência que gere a dívida pública nacional, admite fazer emissões com maturidades mais longas, aproveitando as taxas baixas decorrentes do anúncio do BCE para emitir dívida com maturidade superior a 10 anos.

A emissão de dívida com esta maturidade vai permitir aliviar os picos de amortização que Portugal tem pela frente nos próximos anos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório