Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
27º
MIN 16º MÁX 28º

BdP sempre considerou válida garantia de Angola

O ex-administrador do BES, Joaquim Goes, destacou hoje que o Banco de Portugal (BdP) sempre considerou válida a garantia soberana concedida por Angola ao crédito de mais de três mil milhões de euros concedido pelo banco ao BES Angola.

BdP sempre considerou válida garantia de Angola
Notícias ao Minuto

14:54 - 22/12/14 por Lusa

Economia Inquérito BES

"Desde o início, quando teve conhecimento da garantia soberana do Estado angolano, o Banco de Portugal, considerou-a válida", afirmou o responsável durante a sua audição na comissão parlamentar de inquérito ao caso Banco Espírito Santo (BES)/Grupo Espírito Santo (GES).

Joaquim Goes apontou para o parecer que foi pedido sobre a validade da garantia estatal angolana ao professor Alexandre Mota Pinto e ao esclarecimento solicitado em abril (de 2013) ao Ministério das Finanças de Angola.

"Foi um dado da maior relevância sobre a eficácia dessa garantia", sublinhou.

"No limite, penso que havia todas as condições para que se considerasse a garantia para efeitos de capital", assinalou Joaquim Goes.

E relatou: "Em termos cronológicos, aquilo que era do meu conhecimento e penso que da maior parte dos administradores do banco é que em outubro houve uma reunião em que foram reportadas pela primeira vez preocupações com o BESA".

Segundo o ex-administrador do BES, Ricardo Salgado e Morais Pires "foram ter uma conversa com o presidente angolano para encontrar uma situação que assegurasse a estabilidade do sistema financeiro angolano", tendo deste encontro resultado a garantia.

"Só no final de dezembro de 2013 é que tive conhecimento da existência dessa garantia. Foi Morais Pires que nos informou. Nessa altura não foi referido a dimensão do problema", frisou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório