Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Com a reforma do IRS as pensões mais altas saem a ganhar

A proposta feita pela comissão de reforma do IRS poderá vir a beneficiar os pensionistas. Isto porque no anteprojeto já apresentado, segundo relata o Jornal de Negócios, as pensões médias e altas poderão beneficiar de um alívio fiscal por conta da ?uniformização? das deduções específicas.

Com a reforma do IRS as pensões mais altas saem a ganhar
Notícias ao Minuto

08:51 - 25/08/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Cálculo

Com a reforma do IRS os pensionistas que auferem reformar de valor superior a 1.600 euros poderão vir a ser beneficiados. Isto porque a comissão que preparou a proposta quer, de certa forma, acabar com um gradualismo existente nas deduções específicas através do rendimento coletável, aquele que é sujeito a impostos.

Até aqui a dedução específica que os pensionistas podiam fazer pensões, em valor bruto, começava nas reformas mais altas e ia variando até valores de 1.607 euros mensais, mas com a reforma agora proposta este valor, que já não abrangia quem auferisse acima de 3.100 euros brutos por mês, passa a ser fixo nos 4.104 euros.

Segundo as contas do Negócios, quem tenha uma forma de 1.800 euros passa então a poupar 540 euros no rendimento coletável anual, sendo que quem recebe 2.500 euros tem um desconto no mesmo valor no rendimento coletável. Para quem ganha a partir de 3.100 euros, e que até aqui não tinha direito a qualquer dedução específica, o desconto passaria para os 4.104 euros.

O custo desta proposta para os cofres públicos ainda não foi quantificado, mas deverá representar um rombo na receita fiscal amealhada pelo Estado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório