Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

"Foi tudo para o lixo porque Governo prefere fazer cortes cegos"

O constitucionalista Jorge Reis Novais considera, em entrevista ao Jornal de Negócios, que não houve ?reforma estrutural nenhuma? e admite que o Tribunal Constitucional (TC) possa chumbar os novos cortes e a Contribuição de Sustentabilidade propostos pelo Governo, por estes não estarem de acordo com aquilo que diz ser a lógica do tribunal sobre o que são reformas estruturais.

"Foi tudo para o lixo porque Governo prefere fazer cortes cegos"
Notícias ao Minuto

08:52 - 11/08/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Jorge Reis Novais

“O que aconteceu à comissão que estava a estudar a reforma estrutural?”, questiona Jorge Reis Novais em entrevista ao Jornal de Negócios, respondendo de seguida: “Foi tudo para o lixo porque o Governo prefere fazer cortes cegos”.

No entender do constitucionalista, o Governo não tem feito a devida reforma estrutural, preferindo optar por cortes, razão pela qual várias das medidas de cortes do Executivo terão sido consideradas inconstitucionais. Jorge Reis Novais vê nas decisões do Tribunal Constitucional (TC) uma lógica sobre o que é uma reforma estrutural, coerência essa que, diz, o Governo não tem acompanhando, optando maioritariamente pelo que diz serem “cortes cegos”.

Para o TC, “reformas estruturais, com caráter permanente e coerente, são justificação eventualmente suficiente para limitar os direitos fundamentais”, acrescentou Jorge Reis Novais. No entanto, “medidas pontuais de cortes cegos são problemáticas”, contrapôs.

“No meu entender, se seguirmos a lógica do TC” no que diz respeito às reformas estruturais, “estes cortes seriam inadmissíveis”. Ainda assim, o constitucionalista não faz apostas sobre qual será a decisão do Palácio Ratton no que concerne ao “que o TC vai decidir”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório