Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 26º

Empresas francesas são as estrangeiras mais antigas em Portugal

As empresas francesas são as que estão há mais tempo em Portugal em comparação com as restantes estrangeiras, de acordo com o estudo ‘Presença francesa em Portugal: implantação, exportação e estratégias’, divulgado esta terça-feira.

Empresas francesas são as estrangeiras mais antigas em Portugal
Notícias ao Minuto

18:39 - 20/11/12 por Lusa

Economia Estudo

O estudo, da autoria de José Mata e Luís Filipe Lages, contou com as respostas de mais de 50 empresas, uma taxa de respostas acima dos 40%, e foi divulgado durante a conferência ‘Investimento francês em Portugal: uma plataforma para chegar longe’, que decorreu, esta terça-feira, em Lisboa.

De acordo com o estudo, 20% das empresas francesas que responderam ao inquérito estão há mais de 40 anos no mercado português.

"As empresas francesas estão em Portugal há muito tempo e parecem estar para ficar", sublinhou, em declarações à Lusa, José Mata, adiantando que afirmam estar "satisfeitas com o seu desempenho" no mercado português, apesar da actual crise económica.

"Elas olham para uma perspectiva de longo prazo" e consideram Portugal "um mercado atractivo para investir", disse.

Outros dos dados que o estudo revela é que além de França, que é o principal destino das exportações da maioria das empresas francesas, os países de língua oficial portuguesa - como Angola, Moçambique e Cabo Verde - são apostas com peso nas vendas exteriores.

30% das empresas francesas responderam que o primeiro destino das suas exportações é Angola, 11% disse que o segundo destino é Moçambique (contra 33% para Espanha) e Cabo Verde ocupa o terceiro lugar, com 7%, contra 15% para a Alemanha.

Segundo o estudo, "Portugal é uma boa plataforma de acesso aos países de expressão portuguesa", com 55% a responder que considera Portugal atractivo neste sentido.

Outro dos pontos que José Mata destacou é "o grau de satisfação elevado com fornecedores, trabalhadores e clientes locais", apontando que as empresas francesas, segundo os dados obtidos, estão "satisfeitas com a produtividade e qualidade do trabalho" em Portugal.

As empresas francesas empregam em média 166 trabalhadores por ano e o valor das suas exportações ronda os 9 milhões de euros, além de terem salários e rentabilidades acima da média.

A maioria destas empresas estão localizadas mais a Norte do país do que as restantes estrangeiras e a maior parte delas disse que mais de 50% dos seus colaboradores têm formação superior.

O estudo refere que a maioria está satisfeita com a sua actividade recente, em particular na exportação, citando um dos inquiridos: "Trabalhamos com muitas empresas exportadoras e o impacto da crise não foi assim tão negativo. Muitas empresas estão a conseguir exportar".

Além disso, há empresas francesas a revelarem intenções de investimento, com 43% a responder afirmativamente sobre o assunto.

"Neste momento diria que é bom vir para Portugal. Compra-se tudo em saldo porque muitas empresas não se conseguem financiar", refere um dos inquiridos, citado no estudo.

A burocracia, o sistema judicial lento e o facto de muitas vezes os centros de decisão das multinacionais estarem localizados em Espanha são constrangimentos apontados no estudo em termos de investimento em Portugal.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório