Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Baião lança obra sobre a sua história social e económica

A divulgação da história social e económica de Baião, impedindo o seu esquecimento, é a finalidade de um conjunto de 11 livros acerca do concelho cujo primeiro volume, sobre o ano 500, é hoje apresentado.

Baião lança obra sobre a sua história social e económica
Notícias ao Minuto

08:44 - 18/08/15 por Lusa

Cultura Livros

"Entendeu a maioria do executivo municipal realizar uma encomenda a um conjunto de investigadores, destinada a trazer à luz do dia dimensões importantes da história económica e social do concelho de Baião, desde a Pré-História até aos dias de hoje", explica o autarca José Luís Carneiro.

Para o presidente da Câmara de Baião, "importa que cada comunidade local tenha presente na sua vida que o território que herdou, a cultura que interpreta e o modo como é formada a vida social e atividade económica num determinado espaço e tempo são o resultado de um longo e fecundo cruzamento sociocultural e sociopolítico".

Acreditando que "nenhuma terra sobreviverá à usura do tempo sem um conhecimento fundo da sua história, da sua cultura, das suas formas de atividade económica e das suas estruturas sociais", José Luís Carneiro desafiou Lino Tavares Dias a apresentar uma História Social e Económica de Baião.

O arqueólogo aceitou o desafio, propôs a vários investigadores que desenvolvessem estudos e o resultado foram 11 livros "com temáticas sobre a construção material e imaterial do território de Baião, sobre a sua paisagem cultural", refere o coordenador na introdução ao livro hoje apresentado.

O responsável explica que as paisagens culturais são a "matéria-prima, espaços que devem acolher com normalidade atividades com caráter comercial regular e atividades turísticas diretas, entendidas, no conjunto, como elementos determinantes na vida qualificada", como o comércio, o alojamento, a restauração, a informação e os transportes.

'Em torno do ano 500', do historiador Arlindo Magalhães, retrata o concelho desde a Pré-História ao ano 2000, lembrando, por exemplo, as memórias paroquiais de 1758 e refletindo sobre o próprio território e sobre a palavra 'Baião'.

A apresentação está marcada para as 19:00 no Auditório Municipal.

Os livros estarão disponíveis para aquisição no Posto de Turismo de Baião e em várias livrarias do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório