Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Meia centena de artistas prepara "ocupação" de vivenda em Fátima

Uma vivenda de grandes dimensões, na freguesia de Fátima, no concelho de Ourém, construída há 20 anos e nunca habitada, vai ganhar vida com intervenções de meia centena de artistas, na iniciativa Ocupação #1, agendada para 08 de agosto.

Meia centena de artistas prepara "ocupação" de vivenda em Fátima
Notícias ao Minuto

11:07 - 31/07/15 por Lusa

Cultura Iniciativa

O projeto pretende descentralizar a arte, sugerir novos canais de divulgação para artistas e fazer pensar, explicou Rodrigo Pereira, um dos quatro elementos do núcleo principal da organização.

"Esta casa é o ensaio do que gostávamos de ver na sociedade", sublinhou, a propósito das consequências que um projeto artístico independente como Ocupação #1 poderá ter.

Os quatro organizadores, todos jovens, naturais de Fátima e ligados de alguma forma à arte, através da prática e da formação, pretendem agitar a cidade com um dia inteiro de atividades "num chalé desconcertante".

Obra de um emigrante português no Canadá, a casa nunca foi concluída nem habitada. Contam que terá sido, em parte, inspirada numa vivenda que o cantor Julio Iglesias tem em Miami, nos Estados Unidos da América.

Naqueles mil metros quadrados implantados na zona da Lomba de Égua, vão decorrer, das 10:00 às 24:00, vários workshops para crianças, performances, concertos, exposições, instalações, projeção de filmes e conversas, com artistas de vários pontos do país.

"A ideia é que todos estejam aqui, circulando juntamente com o público, e que haja conversas informais entre as pessoas. Mais do que um encontro, acreditamos que isto terá repercussões sociais", disse Rodrigo Pereira.

Apesar do nome provocador, esta Ocupação #1 é legal: o grupo conseguiu autorização da instituição hoje proprietária do imóvel para ali fazer um dia dedicado às artes.

O projeto distancia-se da religiosidade de Fátima, mas não faz qualquer tipo de censura a artistas que queiram dialogar sobre o tema.

Para ter acesso a mais informação, sobre os artistas, workshops, pode clicar aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório