Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

EUA vão restaurar filmes cubanos anteriores à revolução

O arquivo de filmes da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, (UCLA), Estados Unidos, anunciou hoje que assinou um acordo com a Cinemateca de Cuba para restaurar películas daquele país anteriores à revolução.

EUA vão restaurar filmes cubanos anteriores à revolução
Notícias ao Minuto

19:33 - 01/03/15 por Lusa

Cultura UCLA

Trata-se de um acordo inédito entre entidades norte-americanas e cubanas, possibilitado pela recente normalização de relações entre os dois países.

"O cinema cubano posterior à revolução é muito conhecido, mas a nossa associação à Cinemateca de Cuba vai ajudar a restaurar as ricas tradições cinemáticas do cinema clássico cubano pré-revolucionário, para que voltem a fazer parte da História", disse o diretor do arquivo fílmico do UCLA Television Archive, Jan-Christopher Horak, num comunicado.

Por seu turno, o responsável pela Cinemateca de Cuba, Luciano Castillo, realizou esta semana reuniões em Los Angeles para acertar esta colaboração que visa preservar filmes realizados entre 1932 e 1960 que precisam de ser restaurados antes que se percam para sempre.

Este acordo faz parte de um programa mais vasto de recuperação de filmes antigos na América Latina, e que também abrange produções do México e da Argentina.

Os especialistas norte-americanos estão atualmente numa fase de avaliação de materiais para decidir que filmes podem ser restaurados, e, no caso de Cuba, foram identificadas como prioritárias as películas "Casta de roble" (1954), do realizador Manolo Alonso, e "La Virgen de la Caridad" (1930), considerado o único filme mudo cubano ainda guardado.

As cópias das películas restauradas incluirão legendas em inglês para apresentação internacional.

O UCLA Television Archive é o segundo maior arquivo de imagens em movimento dos Estados Unidos - apenas superado pela Biblioteca do Congresso - e é um centro de referência para o restauro de filmes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório