Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

'Virados do Avesso' chega hoje às salas de cinema

A longa-metragem de Edgar Pêra ‘Virados do avesso’ chega hoje às salas de cinema e marca a estreia do realizador na comédia, depois de mais de três dezenas de filmes, em cerca de 30 anos de carreira.

'Virados do Avesso' chega hoje às salas de cinema
Notícias ao Minuto

07:15 - 27/11/14 por Lusa

Cultura Edgar Pêra

‘Virados do avesso’ é uma comédia de situação, feita com um orçamento próximo dos 600 mil euros, rodada em Portugal, durante três semanas. Conta com as interpretações de Diogo Morgado e Jorge Corrula, secundados por Nicolau Breyner, Nuno Melo, Rui Unas, Diana Monteiro, Marina Albuquerque e Anselmo Ralph, numa curta participação.

Morgado e Corrula formam um casal homossexual. Um dia, um deles acorda com amnésia, transformando-se num heterossexual folião, o que permite criar as "situações de comédia" de que o filme se alimenta.

Edgar Pêra, que a agência Curtas-Metragens enquadra como "iconoclasta para uns e cine-poeta-provocador, para outros", soma mais de 30 filmes dirigidos, entre documentários e ficções, curtas e longas-metragens, e conta com prémios como o Pasolini de carreira, atribuído em Paris, em 2006.

‘A Cidade de Cassiano’, Grande Prémio do Filme de Arquitetura Festival de Cinema de Bordéus, em 1992, e ‘Movimentos Perpétuos - Cine-Tributo a Carlos Paredes’, prémio do público, melhor fotografia e melhor filme, no festival IndieLisboa 2006, são algumas das suas obras.

Entre os seus últimos filmes contam-se ‘O Barão’ e ‘Rio Turvo’, a partir de Branquinho da Fonseca, e as produções em 3D ‘Horror in the Red District (Documental Prologue)’, ‘Stillness’ e ‘Lisbon Revisited’, sobre Fernando Pessoa, assim como ‘Cinesapiens’, para a produção ‘3X3D’, feita com Jean-Luc Godard e Peter Greenaway, que encerrou a Semana da Crítica do último Festival de Cannes.

Entre as estreias de hoje, nos cinemas, contam-se igualmente o filme de Richard Linklater ‘Boyhood’, Urso de Prata no Festival de Berlim, no passado mês de fevereiro, e ‘O guia de ideologia do depravado’, centrado no filósofo Slavoj Zizek, dirigido pela britânica Sophie Fiennes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório