Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Festival gastronómico arranca quinta-feira em Estremoz

A ‘Cozinha dos Ganhões’, o maior certame gastronómico do Alentejo, arranca na quinta-feira, em Estremoz, com oito tasquinhas que apresentam a gastronomia tradicional da região, divulgou hoje o município.

Festival gastronómico arranca quinta-feira em Estremoz
Notícias ao Minuto

12:04 - 25/11/14 por Lusa

Cultura 'Cozinha dos Ganhões'

A denominação de ‘ganhão’ era atribuída antigamente aos trabalhadores da lavoura nas herdades do Alentejo.

O festival gastronómico, que decorre até ao próximo domingo no parque de feiras e exposições da cidade e que atrai milhares de visitantes em procura da gastronomia da região, conta com a participação de oito tasqueiros e quatro doceiros.

O presidente do município de Estremoz, Luís Mourinha, disse à agência Lusa que "as expectativas são elevadas" para esta edição do certame, que pretende "contribuir para se manter a qualidade da gastronomia da região".

A 22.ª edição da "Cozinha dos Ganhões", organizada pela Câmara Municipal de Estremoz, "vai contar com o que de melhor tem a cozinha alentejana", contemplando os pratos típicos da região.

O certame conta ainda com vários bares, além da participação de expositores de produtos regionais e artesãos do concelho.

Paralelamente a este certame, com entradas gratuitas, decorre também a 2.ª edição da mostra "Estremoz Caça e Pesca", que começa na sexta-feira e termina no domingo, no pavilhão C do parque de feiras, organizada pela Confraria dos Amigos do Campo e que inclui um programa com várias atividades destas áreas.

A ‘Cozinha dos Ganhões’ é, segundo a autarquia, um evento de promoção turística do concelho de Estremoz, que tem para oferecer, durante quatro dias, "sabor, saber, tradição e convívio".

O evento vai, mais uma vez, de acordo com o município, "apresentar o que o Alentejo tem de melhor", nomeadamente a gastronomia, produtos regionais, doçaria, vinhos, queijos, enchidos e artesanato.

Além das iguarias, o certame brinda os visitantes com várias iniciativas, como espetáculos de fado e de música popular e um desfile de moda.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório