Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Um bom estilista faz com que o seu trabalho perdure"

Oscar Arístides Ortiz de la Renta Fiallo, mais conhecido como Oscar de la Renta, nasceu em Santo Domingo, República Dominicana, a 22 de julho de 1932 e morreu esta madrugada em Nova Iorque.

"Um bom estilista faz com que o seu trabalho perdure"
Notícias ao Minuto

11:13 - 21/10/14 por DN

Cultura Oscar de la Renta

A moda sempre o fascinou, aprendeu a arte de costurar e de desenhar com os mestres António Castillo e Cristóbal Balenciaga, apesar de ter saído da sua terra natal para Madrid com o intuito de estudar pintura. Admirava ambos, mas tinha um especial carinho por Castillo que considerava "intemporal".

Durante a entrevista que o DN lhe fez em 2009, quando foi convidado para ser o presidente da segunda edição dos prémios El Botón da Mango, Oscar de la Renta mostrou-se afável, charmoso e apaixonado pela profissão. "Um bom estilista consegue que o seu trabalho perdure. Temos de aprender a saber renovar-nos sem que com isso haja uma agressão ao nosso estilo. E é também nosso dever ajudar a mulher a renovar a sua imagem, acompanhar as mudanças dos tempos."

Na década de 1960 adota Nova Iorque para viver, uma cidade onde o seu nome era já conhecido devido ao facto de ter criado o vestido usado pela filha do embaixador dos Estados Unidos em Madrid e que acabou por ser capa da revista Life. Após este 'boom' mediático Oscar de la Renta começou a ser solicitado para vestir as primeiras-damas americanas, como Jacqueline Kennedy, Betty Ford, Nancy Reagan, Hillary Clinton e Laura Bush.

As estrelas de cinema também não resistiam ao seu talento, encomendando sumptuosos vestidos dignos de serem usados nas mais importantes passadeiras vermelha do mundo.

O estilo clássico/intemporal predominava a linha da sua marca em nome próprio, ajustando cada coleção a uma imagem de atualidade através da atenção pelo pormenor. Curiosamente, em 2013, de la Renta convidou o inglês John Galliano para criar algumas peças da sua coleção FW 2013-14. No início deste ano falou-se na hipótese de Galliano suceder a de la Renta, rumor desmentido pelo presidente da empresa Oscar de la Renta, Alex Bolen.

Depois de meses de especulação, Oscar de la Renta confirmou no início da semana passada que Peter Copping é seu novo diretor criativo. No recém-criado cargo, o estilista que deixou a Nina Ricci no início do mês, vai trabalhar diretamente com o CEO da marca, Alex Bolen.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório