Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Feira do Livro do Porto será "grande festival literário"

A Feira do Livro do Porto, a decorrer em setembro nos jardins do Palácio de Cristal, será "um grande festival literário", considerou hoje a autarquia que pela primeira vez em mais de 80 anos assume a sua organização.

Feira do Livro do Porto será "grande festival literário"
Notícias ao Minuto

18:03 - 23/07/14 por Lusa

Cultura Autarquia

A programação cultural, com vários ciclos de leitura, cinema, fotografia, apresentações de livros, oficinas de teatro e exposições, transformam a tradicional Feira do Livro do Porto "num dos grandes festivais literários realizados em Portugal", refere comunicado hoje divulgado.

A edição deste ano, que decorre entre os dias 05 e 21 de setembro ao Palácio de Cristal, tem como temas "Liberdade" e "Futuro" que estarão presentes no "extenso programa cultural" e "diversificada programação de animação" preparados pelo Pelouro da Cultura da autarquia e pela empresa municipal Porto Lazer.

Segundo a autarquia "a localização próxima à Biblioteca Almeida Garrett e a disponibilidade do seu auditório criam condições únicas para o desenvolvimento de debates, performances, exposições e de um ciclo de cinema, que darão uma dimensão de festival literário ao evento".

O festival contará com a participação, em dez mesas de debate, de importantes vários nomes do panorama literário como Gonçalo M. Tavares, José Pacheco Pereira, Pedro Mexia, Manuel Alegre, Rita Ferro, Francisco José Viegas, Richard Zenith, Helena Vasconcelos, Clara Ferreira Alves, Valter Hugo Mãe, Gonçalo Cadilhe e Mário Cláudio.

Estão também programadas sessões de "Spoken Word" onde se irão cruzar "palavra com a performance" num ciclo que terá a presença de artistas portugueses como Capicua, Adolfo Luxúria Canibal, Osso Vaidoso ou Chullage e o angolano Nástio Mosquito.

Na programação incluem-se ainda duas edições das "Quintas de Leitura" a realizar na biblioteca que acolherá também ciclos de cinema dedicados a Pier Paolo Pasolini, Truffaut, Dreyer, Oliveira e Vicente Minnelli.

No comunicado a autarquia informa que "as inscrições para a Feira do Livro do Porto ainda se encontram abertas até 31 de julho estando a organização a receber um grande número de inscritos".

"É possível assegurar stands na feira desde 400 euros por expositor para todo o evento, o que permitirá a participação de muitos livreiros e alfarrabistas até agora com dificuldade em garantir a sua presença", sustenta.

Este ano a Feira do Livro ocorre alguns meses mais tarde que o habitual depois de em fevereiro a Câmara do Porto ter suspendido as negociações com a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) que dizia então ser impossível a sua realização sem apoio financeiro da autarquia.

Já no ano passado a Feira do Livro acabou suspensa pela APEL que alegou falta de meios financeiros, depois de ver terminado um protocolo de cooperação que vigorou desde 2009 com a autarquia, e em alternativa a câmara decidiu realizar o evento "Letras na Avenida".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório