Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Poesia está de novo nas ruas sob a face de angústia coletiva

A escritora Maria Velho da Costa afirmou hoje que a poesia está atualmente nas ruas portuguesas sob "a terrível face de angústia coletiva" e vincou que todos os regimes totalitários consideram "perigosa" a literatura.

Poesia está de novo nas ruas sob a face de angústia coletiva
Notícias ao Minuto

20:23 - 14/12/13 por Lusa

Cultura Maria Velho da Costa

Estas ideias foram transmitidas por Maria Velho da Costa, após receber o Prémio Vida Literária, da Associação Portuguesa de Escritores, na Cultugest - cerimónia que contou com a presença do Presidente da República, Cavaco Silva, e do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, ao qual a escritora não se referiu quando apresentava os agradecimentos.

"Aguentei os desconcertos do 'verão quente' de 1975 e suas sequelas. A poesia já não estava na rua, nem voltou a estar, exceto hoje sob a sua terrível face de angústia coletiva", disse Maria Velho da Costa no final do seu discurso.

No final da cerimónia, a escritora aprofundou essa referência e explicou aos jornalistas como encara a situação social atual do país.

"As manifestações são uma forma de poesia de rua - uma poesia negra, tristíssima. É a voz do povo como foi no 25 de Abril", defendeu.

Na sua intervenção, Maria Velho da Costa surpreendeu boa parte dos presentes na cerimónia ao dizer que pretendia abandonar o labor da escrita, mas nunca a sua ligação profunda à literatura.

No entanto, instantes depois, já em declarações aos jornalistas, a escritora relativizou o alcance da sua ideia de parar de escrever, usando então o humor para frisar que essa sua posição vale tanto como "o irrevogável" do atual vice-primeiro-ministro Paulo Portas.

Num discurso curto, que antecedeu o do Presidente da República, Maria Velho da Costa salientou que a literatura não é só a escrita, mas, igualmente, "o poder da palavra e o seu gosto, descrita ou dita por aqueles que a falaram, escreveram e inscreveram em nós um modo de ser para a escrita".

"A literatura é por certo uma arte, um ofício, com o seu tempo de aprendizagem, treino, de escuta incansável, mas também a palavra no tempo, na história, no apelo do entusiasmo do que pode ser lido ou ouvido, a busca da beleza ou da exatidão ou da graça do sentir", disse, antes de aludir ao caráter repressivo dos regimes totalitários.

"Os regimes totalitários sabem que a palavra e o seu cume de fulgor, a literatura e a poesia, são um perigo. Por isso queimam, ignoram e analfabetizam, o que vem dar à mesma atrofia do espírito, mais pobreza na pobreza", acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório