Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Artistas Unidos reabrem Teatro da Politécnica na quarta-feira

O Teatro da Politécnica, em Lisboa, reabre na quarta-feira com a estreia de "Sala Vip", original de Jorge Silva Melo, escrito para a encenação de Pedro Gil.

Artistas Unidos reabrem Teatro da Politécnica na quarta-feira
Notícias ao Minuto

22:45 - 02/09/13 por Lusa

Cultura Lisboa

"Sala Vip" é a primeira de quatro peças que sobem ao palco da Politécnica, até dezembro, a par de uma nova exposição coletiva, em Lisboa, da mostra de escultura de Alberto Carneiro, na Guarda, e de mais três produções de teatro, do norte-americano Tennessee Williams ao irlandês John Millington Synge, a transmitir pela Antena 2, segundo a programação hoje divulgada pela companhia dirigida por Jorge Silva Melo.

A peça a estrear na quarta-feira, "Sala Vip", aborda tudo "aquilo que interessa" ao autor, as suas inquietações e testemunhos de "um mundo que [lhe] desaparece", "entre salas de espera, entre hospitais, spas e aeroportos", através dos quais - afirma - "vamos morrendo, desfeitos".

"Queria que [a peça] fosse minha - escreve Silva Melo na apresentação -, com as minhas inquietações, aquilo que me interessa, aquilo que me inquieta, este meu mundo que termina em breve". "Não queria uma peça para colocar lindas palavras no espectáculo do Pedro [Gil], (...) queria entregar-lhe um mundo que me desaparece".

Ator desde 1999, Pedro Gil trabalhou com criadores como João Brites, o fundador de O Bando, o dramaturgo Tiago Rodrigues e o coerógrafo Rui Horta, colaborando com os Artistas Unidos em trabalhos como "Seis Personagens à Procura de Autor", de Pirandello, e "A Morte de Danton", de Buchner.

"Sala Vip", coproduzida com a Culturgest, tem interpretações de Andreia Bento, Maria João Falcão, Elmano Sancho, António Simão, João Pedro Mamede, e fica em cena no Teatro da Politécnica até 19 de outubro.

"A 20 de Novembro", do sueco Lars Norén, regressa ao palco lisboeta a 19 de novembro, depois da estreia no passado mês de janeiro, e da apresentação em Guimarães e no Teatro Paulo Claro (ator falecido em 2001, que integrou a companhia), em Glória do Ribatejo.

A obra, uma elaboração sobre o massacre da escola de Geschwister, na Alemanha, a 20 de novembro de 2006, será ainda apresentada no Teatro Helena Sá Costa, no Porto, a 25 e 26 outubro, e em Coimbra, na Oficina Municipal do Teatro, a 01 e 02 de novembro, antes de regressar a Lisboa, onde ficará até 07 de dezembro.

"Viver secretamente", do dramaturgo norueguês Jon Fosse, apresentada no âmbito do festival Temps d'images 2013, será apresentada no Teatro da Politécnica a 01 e 02 de novembro, com o bailarino Nikolay Shchetnev e a voz de Jorge Silva Melo.

"Um precipício no mar", monólogo do britânico Simon Stephens, segundo tradução de Hélia Correia, com João Meireles, que a companhia levou ao Festival de Almada, em 2010, fica no Teatro da Politécnica, de 07 de novembro a 20 de dezembro.

Ao Teatro Sem Fios, da Antena 2, os Artistas Unidos levam duas peças curtas do irlandês John Millington Synge, escritor que, no final do século XIX, estabeleceu as fundações do teatro moderno, na Irlanda, com os seus textos e a fundação do Abbey Theatre, o Teatro Nacional (em que participou), em Dublin.

"Cavalgada para o mar" e "Na sombra da ravina", a transmitir no próximo dia 10, a partir das 21:00, são duas peças "rudes, selvagens, iniciais, grotescas, trágicas", segundo a apresentação.

"Tóquio", do norte-americano Tennessee Williams, será transmitida a 05 de novembro.

A temporada dos Artistas Unidos inclui a exposição "Ficar de pé", que reúne "quatro vintes deste século", quatro estudantes de arte que obtiveram a nota máxima, Daniel Fernandes, Rafael Faria, João Gabriel Pereira e Catarina Lopes Vicente.

A exposição fica patente de 04 de setembro a 19 de outubro, na Politécnica, em Lisboa.

"Meu corpo vertical", com a escultura de Alberto Carneiro, que esteve em Lisboa entre maio e julho, chega à Guarda no próximo dia 07.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório