Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Elon Musk quer proibir uso de armamento robótico

O conhecido patrão da Tesla e da SpaceX não tem parado de alertar para o perigo de um desenvolvimento não-vigiado de inteligências artificiais e robots.

Elon Musk quer proibir uso de armamento robótico
Notícias ao Minuto

10:15 - 21/08/17 por Miguel Patinha Dias

Tech Futuro

Além de ser o CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk também já é conhecido pelos seus avisos do perigo que inteligências artificiais (IA) e robots colocam ao futuro da humanidade. Agora, Musk está a levar esta preocupação um passo mais à frente, unindo-se a um grupo de especialistas e investigadores com a missão de proibir o integração de robótica e IA em armamento.

Conta o The Guardian que fazem parte deste grupo um total de 116 especialistas provenientes de 26 países diferentes, com a sua missão a ser pressionar as Nações Unidas a proibir a aplicação de IA em drones, tanques e metralhadoras. Na carta enviada às Nações Unidas, o grupo de especialista alerta que este desenvolvimento pode provocar a “terceira revolução da guerra”.

“Uma vez desenvolvidas, as armas letais autónomas permitirá que o conflito armado seja combatido numa escala maior que nunca e em períodos mais rápidos que humanos possam compreender. Estas podem ser armas de terror, armas que déspotas e terroristas podem usa contra populações inocentes, e armas que podem ser ‘hackeadas’ para serem usadas de formas indesejáveis. Não temos muito tempo para agir. Assim que esta ‘Caixa de Pandora’ seja aberta, será difícil de fechar”, pode ler-se na carta.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório