Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Sonda Juno fez uma aproximação histórica a Júpiter

A Grande Mancha Vermelha é uma das caraterísticas mais conhecidas do maior planeta do nosso Solar.

Sonda Juno fez uma aproximação histórica a Júpiter
Notícias ao Minuto

07:10 - 12/07/17 por Miguel Patinha Dias com Lusa

Tech Espaço

A sonda Juno fez durante esta madrugada uma aproximação histórica a Júpiter e ficou a apenas 3,540 quilómetros de distância do planeta. Mais interessante ainda, a sonda esteve a pouco mais de nove mil quilómetros de altitude da famosa Grande Mancha Vermelha de Júpiter.

“A misteriosa Grande Mancha Vermelha de Júpiter é provavelmente a caraterística mais conhecida [do planeta]. Esta tempestade monumental varre o nosso Sistema Solar ao longo de séculos”, nota o responsável pelo programa Juno, Scott Bolton. “Podemos tentar perceber o que está a acontecer na base desta tempestade. É algo que é literalmente desconhecido portanto não sabemos bem o que vamos conseguir”, apontou um dos investigadores, Jared Espley, de acordo com o Engadget.

Independentemente dos novos dados que obtidos com esta aproximação, é mais que certo que nos próximos tempos seremos presenteados com novas imagens de Júpiter. Quando acontecer, será altura de as admirarmos.

Lançada em 5 de agosto de 2011, do Cabo Canaveral, no Estado da Florida, a Juno entrou em órbita em torno de Júpiter em 4 de julho de 2016.

A Juno, uma missão com custo orçamentado de 1,1 mil milhões de dólares (960 milhões de euros), deve permanecer uma vintena de meses em torno do maior planeta do sistema solar, sobre o qual deve fazer 37 sobrevoos, na sua maioria a uma distância entre 10 mil e 4.667 quilómetros acima das nuvens.

Os sobrevoos da Juno são muito mais próximos do que o precedente recorde de 43 mil quilómetros, estabelecido pela sonda norte-americana Pioneer 11, em 1974.

A sonda detetou gigantescas tempestades nos polos de Júpiter e efetuou observações inéditas sobre a atmosfera e o interior do planeta gasoso.

Júpiter aparece como "um mundo complexo, gigantesco e turbulento", muito diferente do que os cientistas imaginavam, explicou a NASA ao comentar dois dos primeiros estudos efetuados com os dados transmitidos pela Juno e publicadas em 25 de maio último na revista científica norte-americana Science.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório