Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Dicas que tornarão as suas pesquisas no Google mais eficazes

Poderá ter resultados bem diferentes dependendo do seu conhecimento do funcionamento do motor de busca.

Dicas que tornarão as suas pesquisas no Google mais eficazes

Mesmo com outros motores de busca no mercado a verdade é que o Google continua a ser o motor de busca mais utilizado do mundo, um facto para que contribuem outros serviços como o sistema operativo Android e o Chrome que têm o Google incorporado.

Mesmo que faça pesquisas no Google há anos é provável que não esteja a tirar total partido das potencialidades do motor de busca, com a relevância dos resultados de pesquisa a estar relacionada com a forma como esta é feita, nota o Lifehack. Em baixo pode encontrar algumas dicas que ajudarão a tornar a suas pesquisas mais eficazes e relevantes

Use os separadores

Procura um artigo, uma notícia, um vídeo ou uma imagem? Abaixo do campo de pesquisa pode especificar o tipo de página que procura, com ainda mais opções disponíveis (data de publicação, tamanho de imagem, etc) quando a escolher.

Não menospreze as citações

Ao usar aspas estará a dizer ao Google que procura uma citação. É um trunfo valioso se estiver à procura de um autor ou livro específico.

Exclua palavras

Há palavras que são partilhadas em várias áreas e que podem levá-lo ao engano. Use o hífen exatamente antes de uma frase para eliminar uma parte significativa dos resultados de pesquisa (por exemplo: Mustang -carros).

Pesquise em páginas específicas

Começando a pesquisa por ‘sites: *o site que quer* *o termo que procura*’ obterá resultados de pesquisa restringidos a essa página específica.

Use o asterisco

Para fazer uma pesquisa no Google não tem de apresentar uma frase que faça sentido. Pode sempre fazer uma pesquisa incompleta logo à partida. Utilizando asteriscos num espaço por preencher estará a dizer ao Google para identificar uma frase com esses elementos e a dizer para preencher o espaço em falta. (por exemplo: “Quero beber uma * durante a noite”)

Encontre sites similares

Utilizando o termo ‘related: *o site que procura*’ conseguirá pesquisar sites com a mesma finalidade de um outro que costume utilizar. Se quiser procurar sites de comércio online alternativos à Amazon (por exemplo) esta é uma dica valiosa.

Use múltiplas palavras

Quanto mais específico mais relevantes serão os resultados de pesquisa. Esta é uma das regras que está no centro do funcionamento do motor de busca e que certamente lhe devolverá os melhores resultados.

Pesquisas simples

Esta dica não invalida a sugestão dada acima. As suas pesquisas deverão ser tão específicas quanto possível, sendo que as suas frases devem ser construídas de forma simples (por exemplo: “pizzarias em Lisboa”)

Erros são permitidos

Não dê demasiada importância a garantir que a sua frase está livre de erros. O Google não discrimina entre uma frase com erros ortográficos ou não pelo que faltas de atenção não serão ‘castigadas’.

Conversões

Não precisa pesquisar no Google por sites de conversão de unidades monetárias e de medidas. Basta simplesmente perguntar ao motor de busca quanto são ‘10 dólares em euros’ e este responderá apropriadamente.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório