Sonda europeia já entrou na atmosfera de Marte

A sonda Schiaparelli será recebida no ‘planeta-vermelho’ pela sonda norte-americana Opportunity.

© ESA
Tech ExoMars

Já entrou na atmosfera de Marte a sonda Schiaparelli, um robot que faz parte da iniciativa ExoMars levada a cabo por agências espaciais europeias e russas. Mais que um momento importante para o avanço no estudo do ‘planeta vermelho’, a ocasião fica marcada também por uma estreia.

PUB

Como nota o Popular Science, esta marca a primeira vez que uma sonda enviada para Marte é recebida por outra sonda já no planeta. A sonda em causa é a Opportunity, sonda enviada pela NASA em 2003. A Schiaparelli aterrará na mesma região onde a ‘colega’ aterrou na altura, sendo que a Opportunity tentará fotografar o momento a partir de uma distãncia de cerca de 16 quilómetros.

Por enquanto o sucesso da aterragem ainda é uma incógnita, uma vez que a maioria das missões a Marte tiveram um desfecho infeliz, seja explosões ou colisões. Houve ainda ocasiões em que a sonda passou pelo planeta, não fazendo sequer contacto com a superfície do planeta. Até ver, a NASA continua a ser a única agência espacial bem-sucedida nesta missão.

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS