Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Carros autónomos poderão ser obrigados a ter caixa negra

O ministros dos Transportes alemão, Alexander Dobrindt, propôs uma série de medidas para garantir uma maior segurança.

Carros autónomos poderão ser obrigados a ter caixa negra

Por esta altura já a maior parte das empresas na indústria automóvel se encontra a desenvolver projetos na área dos veículos autónomos, uma realidade que torna urgente a necessidade de uma legislação mais célere para prevenir futuros problemas. O ministro dos Transportes alemão, Alexander Dobrindt, tem uma noção do caminho que a legislação deve tomar, tendo proposto uma série de medidas que poderão vir a fazer parte de qualquer veículo autónomo.

Uma das medidas está na integração de uma espécie de caixa negra, semelhante ao que acontece nos aviões. Ao manter um registo constante de tudo o que se passa com o veículo seria mais fácil determinar responsabilidades em caso de acidente. A medida não é estranha e já é aplicada pela Tesla nos seus veículos mas, desta forma, seria transversal a todas as empresas.

Outra medida que, como indica o The Verge, pode ser um pouco polémica (tendo em conta que já há projetos em andamento), é a necessidade de incluir um volante para situações de emergência. Neste cenário, seria obrigatório que houvesse sempre um ocupante do veículo no lugar do condutor, de modo a ser possível tomar controlo do veículo o mais rápido possível.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório