Cerca de 60 organizações de verificação de factos de 58 países compõem uma nova ferramenta baseada em Inteligência Artificial (IA), destinada a fornecer verificações de factos rápidas, disponível em 10 idiomas.
Portugal está representado no Global Fact-Check Chatbot (GFC) pelo Polígrafo.
O GFC é uma iniciativa liderada por membros da Rede Internacional de Verificação de Factos (IFCN, sigla em inglês) e pretende representar uma nova fronteira na verificação de factos baseada em IA, procurando explorar como estas tecnologias podem amplificar o impacto global de esforços de verificação de factos.
"A GFG também aborda uma lacuna crítica no tecnológico e informacional, consolidando milhares de artigos de verificação de factos publicados em todo o mundo num banco de dados pesquisável e facilmente acessível", lê-se na informação disponível no 'site'.
O principal objetivo passa por melhorar o acesso a informação precisa durante campanhas de desinformação, como eleições, emergências de saúde e conflitos regionais, pelo que entre as organizações que compõem a nova ferramenta estão o 'fact-checking' português Polígrafo ou o espanhol Maldita, englobando no total organizações de 58 países.
A plataforma está disponível através da seguinte ligação: https://globalfactcheck.bot/.
Leia Também: EDP inova com tecnologia que pode reduzir custos de parques solares