Startup Zango AI capta 4,1 milhões para expandir além do setor da banca

A Zango AI, 'startup' que trabalha com o Novobanco, captou 4,1 milhões de euros, montante que visa reforçar a equipa e expandir solução com agentes de IA para outros setores finaceiros além da banca.

IA, Inteligência Artificial

© ShutterStock

Lusa
01/07/2025 07:14 ‧ 01/07/2025 por Lusa

Tech

Zango AI

Trata-se de uma solução de 'compliance' regulatório que usa a inteligência artificial (IA) "para automatizar o 'horizon scanning', análise de lacunas e os testes de controlo para instituições financeiras globais".

 

A ronda 'seed' foi liderada pela Nexus Venture Partners, empresa de capital de risco globais, com mais de 2,3 mil milhões de euros sob gestão.

Atualmente, a Zango AI é usada "por bancos consolidados como o Novobanco, o quarto maior em Portugal e na União Europeia e no Reino Unido, a empresa tem ganhado tração junto de neobancos, incluindo o Monzo e o Juni", refere a 'startup', em comunicado.

"Os nossos agentes de IA monitorizam continuamente as atualizações regulatórias, identificam lacunas em tempo real e mantêm as empresas preparadas para auditorias sem entraves operacionais e sem surpresas", afirma Ritesh Singhania, cofundador da Zango AI, citado em comunicado.

A solução da Zango AI treina modelos de linguagem de grande escala (LLMs) específicos para cada regulamentação, tornando as práticas de 'compliance' tão intuitivas quanto uma simples pesquisa, explica a tecnológica.

Fundada em 2024 por Ritesh Singhania (ex-ClearGlass, plataforma de compliance em pensões) e Shashank Agarwal (ex-Third Watch, 'startup' de deteção de fraude com IA, adquirida pela Razorpay), "a Zango quer usar os fundos angariados na expansão das equipas em Londres e Bangalore, bem como no desenvolvimento de novos módulos de produto".

A tecnológica pretende também expandir para outros setores dos serviços financeiros além de bancos, incluindo seguros e gestão de ativos.

Leia Também: Inteligência Artificial? "Estamos a perder completamente a corrida"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas