Apple considera 'recrutar' ajuda OpenAI e Anthropic

A Apple tem atravessado desafios no desenvolvimento da nova geração da assistente digital Siri e, para não perder o ‘comboio’ da Inteligência Artificial, considera recrutar duas das maiores empresas da área.

apple, empresa

© Getty Images

Miguel Patinha Dias
01/07/2025 08:47 ‧ 01/07/2025 por Miguel Patinha Dias

Tech

Inteligência Artificial

Os desafios sentidos pela Apple no desenvolvimento de tecnologia de Inteligência Artificial (IA) têm sido bem documentados e, alegadamente, têm levado a ‘Empresa da Maçã’ a procurar alternativas de forma a não ser deixada para trás.

 

Diz agora o jornalista Mark Gurman da Bloomberg que a Apple está a considerar ‘recrutar’ a ajuda de duas empresas dedicadas ao desenvolvimento de IA - nomeadamente a OpenAI (ChatGPT) e da Anthropic (Claude).

De acordo com Gurman, a Apple terá pedido às duas empresas que criassem versões dos seus modelos de linguagem para que pudesse testar na sua infraestrutura de ‘cloud’. O objetivo da Apple será perceber se o ChatGPT e o Claude conseguem obter um melhor desempenho do que os seus modelos.

Ao que parece, o Gemini da Google também foi considerado pela Apple mas, tendo em conta que a Samsung detém a licença de uso deste modelo nos seus telemóveis, não será certamente uma opção para a Apple numa altura em que procura distinguir os seus iPhones em relação à concorrência.

Um desenvolvimento turbulento

Serve também recordar que a Apple considerou adquirir a Perplexity de forma a acelerar o percurso que ainda tem pela frente no desenvolvimento de funcionalidades de IA. De momento, não é claro se esta possibilidade continua ‘em cima da mesa’.

A Apple anunciou em junho do ano passado a intenção de lançar uma nova geração da assistente digital Siri mas, na mais recente edição do WWDC, a ausência de novidades tornou claro que a empresa está a atravessar dificuldades. Em março deste ano a Apple chegou mesmo a fazer alterações à liderança da equipa responsável pelo projeto, removendo John Giannandrea e apontando o líder do desenvolvimento do Vision Pro, Mike Rockwell.

Entretanto, o próprio vice-presidente sénior da divisão de Software da Apple, Craig Federighi, já admitiu que a decisão de adiar a chegada da nova Siri se deveu ao facto de considerarem a versão inicial “inaceitável” e que não estava “ao nível dos ‘standards’ de qualidade” da qualidade.

Fica claro que a Apple ainda tem um longo percurso pela frente e, a julgar por estes desenvolvimentos avançados pela Bloomberg, tudo indica que a ‘Empresa da Maçã’ está disposta a recorrer a outras empresas na área para não perder o ‘comboio’ da IA.

Leia Também: Uma das opções mais esperadas do WhatsApp foi avistada no iPhone

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas