Uma funcionária de limpeza de um parque de estacionamento na cidade de Coimbra encontrou, no início do mês, um saco com várias peças de ouro - com valor estimado em 50 mil euros - no seu interior. Num ato de bondade e cidadania, decidiu entregar a descoberta às autoridades e explicou: "Não era daquela forma que ia ficar mais rica".
O caso remonta ao passado dia 1 de agosto, mas foi divulgado esta semana pela Polícia de Segurança Pública (PSP), que indicou que "quando efetuava a limpeza, a funcionária deparou-se com um saco contendo no seu interior várias peças em ouro e comunicou o achado ao responsável de vigilância, que, por sua vez, participou a ocorrência".
Em declarações ao jornal local Diário de Coimbra, a funcionária, identificada como Eugénia Marques, reconheceu que "não era assim que ia ficar mais rica".
"Admito que, no início, fiquei muito chateada. Pensei que tinham deixado um saco do lixo abandonado e que era mais trabalho", recordou. "[O saco] estava ali em cima da caixa de areia e eu decidi ir ver o que era. Quando percebi, chamei logo o meu colega e, a partir daí, ficou nas mãos de outras pessoas".
Eugénia entregou o saco ao segurança que, por sua vez, dirigiu-se aos diretores do Convento de São Francisco, onde se localiza o parque de estacionamento subterrâneo.
Apurou-se depois que "foi uma questão de horas" entre o casal sair do estabelecimento e a funcionária encontrar o saco. "Acabaram por ter sorte", frisou.
De acordo com a PSP, o ouro pertencia a um casal de idosos residente em Coimbra. Eugénia contou que teve a "oportunidade de estar com a filha" deles.
"Tive a oportunidade de estar com a filha do casal, a Sra. Inês, e ela deu-me um grande abraço. Foi difícil esconder as lágrimas, mas deixou-me muito feliz", contou, acrescentando que o ouro já estava na família "há vários anos".
"São dos avós da Inês, talvez mais antigas ainda", adiantou.
Na quarta-feira, a PSP revelou que "entregou várias peças em ouro, estimadas em cerca de 50 mil euros, aos proprietários que as tinham esquecido num parque de estacionamento subterrâneo", em Coimbra.
"Na manhã do dia 1 de agosto, quando efetuava a limpeza, a funcionária deparou-se com um saco contendo no seu interior várias peças em ouro e comunicou o achado ao responsável de vigilância, que, por sua vez, participou a ocorrência à PSP", indicou a autoridade, acrescentando que, "de imediato, uma equipa de patrulha foi ao local e recolheu o achado".
Graças ao sistema de videovigilância do parque de estacionamento, foi possível "identificar um veículo que parou, por instantes, junto ao local onde foi encontrado o saco".
Posteriormente, as diligências policiais permitiram "localizar os proprietários − um casal de idosos residente em Coimbra − e entregar-lhes o ouro, após demonstração de prova fiel de que eram titulares do achado".
Segundo a PSP, um dos elementos do casal esqueceu o saco no parque de estacionamento ao entrar para o carro.
Na nota, a autoridade fez questão de destacar "o exemplo de cidadania e honestidade dos dois funcionários, permitindo um desfecho feliz para o casal que esqueceu o ouro".
Leia Também: Preço, pesquisa e erros: Os conselhos da PSP para evitar burlas