Um casal de idosos perdeu várias peças em ouro, avaliadas em cerca de 50 mil euros, num parque de estacionamento subterrâneo em Coimbra, no início do mês. Foi uma funcionária do espaço que encontrou as joias e deu o alerta.
Em comunicado enviado às redações esta quarta-feira, a Polícia de Segurança Pública (PSP) revela que, no passado dia 1 de agosto, uma funcionária que efetuava a limpeza do parque de estacionamento "deparou-se com um saco contendo no seu interior várias peças em ouro e comunicou o achado ao responsável de vigilância, que, por sua vez, participou a ocorrência à PSP".
De imediato, uma equipa de patrulha foi ao local e recolheu as peças, bem como todos os dados fornecidos pelos dois trabalhadores.
Depois, através da secção de perdidos e achados e da esquadra de investigação criminal do Comando Distrital da PSP de Coimbra, "foram desenvolvidas todas as diligências necessárias, não só para apurar as circunstâncias que estiveram na origem da ocorrência" - para perceber se poderia estar ou não em causa um crime -, "como também para encontrar os proprietários e restituir as peças".
A polícia recorreu ao sistema de videovigilância existente no parque de estacionamento e acabou por conseguir identificar um veículo que esteve parado por instantes junto ao local onde foi encontrado o saco.
A partir daí, foram realizadas novas diligências policiais "que permitiram localizar os proprietários − um casal de idosos residente em Coimbra − e entregar-lhes o ouro", após estes terem comprovado que eram os titulares do achado.
Segundo a PSP, apurou-se que "um dos elementos do casal esqueceu o saco no parque de estacionamento ao entrar para o automóvel, que ali tinha sido parqueado".
A concluir o comunicado, esta força de segurança destaca o "exemplo de cidadania e honestidade" dos dois funcionários, que permitiu "um desfecho feliz para o casal que esqueceu o ouro".
A par disso, a PSP reforça alguns conselhos de segurança: "não transporte consigo bens de valor, nem grandes quantias de dinheiro; guarde os artigos de valor em locais seguros; não deixe bens à vista no interior de veículos automóveis, guarde-os na bagageira antes de chegar ao local de estacionamento".
Leia Também: Três detidos por furtos em estabelecimentos comerciais no Norte e Centro