O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o seu homólogo russo, Vladimir Putin, estiveram reunidos desde as 11h30 locais (20h30 em Lisboa) até perto das 14h20 (23h20), na Base Conjunta Elmendorf-Richardson, em Anchorage, no Alasca.
Pouco se sabe sobre o encontro onde foi discutido o futuro da guerra na Ucrânia e espera-se agora uma conferência de imprensa dos dois líderes.
O porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, estimava que o encontro pudesse durar pelo menos "entre seis e sete horas", dada a "grande quantidade de eventos programados", mas tal não se confirmou.
Sublinhe-se que os dois líderes chegaram com pouco tempo de diferença ao Alasca, com o avião Air Force One a aterrar na base aérea pelas 10h30 locais (19h30) e o Ilyushin IL-19 a pousar cerca de meia hora depois.
Trump foi o primeiro a sair do seu avião e esperou Putin na placa do aeroporto militar, batendo-lhe palmas por três vezes. Os dois líderes cumprimentaram-se com um aperto de mão e depois seguiram na mesma viatura para a esperada cimeira.
Pelas 11h30 locais (20h30 em Lisboa), foi anunciado que a primeira reunião tinha começado e, ao contrário do previsto, a reunião não foi só entre Putin e Trump.
Já a caminho do Alasca, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, indicou que o encontro a sós entre Trump e Putin, apenas com os respetivos intérpretes, já não iria acontecer e foi alargado, do lado de Washington, ao secretário de Estado, Marco Rubio, e ao enviado especial Steve Witcoff.
Da parte russa, Putin foi acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, e pelo conselheiro diplomático presidencial Yuri Ushakov.
O grande ausente no Alasca é o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que não foi convidado para a cimeira e advertiu ao longo da semana que qualquer decisão tomada sem a participação da Ucrânia "nasce morta".
Ao mesmo tempo, exigiu um cessar-fogo, até agora recusado por Moscovo, como ponto de partida para um acordo de paz.
Leia Também: "Vai parar de matar?", pergunta jornalista a Putin (que finge não ouvir)