A SofBank anunciou que investirá o equivalente a 2 mil milhões de dólares (17,1 mil milhões de euros) na Intel, com o valor a ser investido na compra de ações da empresa tecnológica norte-americana,.
O acordo foi anunciado pelas duas empresas e surge no âmbito do que a empresa japonesa tem feito no que diz respeito ao investimento na área da Inteligência Artificial e semicondutores nos EUA.
“Este investimento estratégico reflete a nossa crença de que a produção de semicondutores e fornecimento vão continuar a expandir nos EUA, com a Intel a desempenhar um papel crítico”, pode ler-se nas declarações do CEO e presidente da SoftBank, Masayoshi Son, a que o Business Insider teve acesso.
Intel ‘alvo’ de Trump?
Serve recordar que, na semana passada, o CEO da Intel, Lip-Bu Tan, esteve envolvido numa polémica nos EUA em que o seu nome foi associado ao governo chinês. As suspeitas levaram até a um encontro com o presidente dos EUA, Donald Trump, que acabou por sanar a imagem do líder da empresa tecnológica.
“Encontrei-me com o senhor Lip-Bu Tan da Intel juntamente com o Secretário do Comércio, Howard Lutnick, e o Secretário do Tesouro, Scott Bessent. A reunião foi interessante. O sucesso e ascensão [do Lip-Bu Tan] é uma história incrível”, escreveu Trump, notando que voltará a reunir-se em breve com o CEO da Intel para que este lhe traga “sugestões”.
O ‘atrito’ de Trump com Lip-Bu Tan começou com uma carta do senador Tom Cotton enviada ao presidente do Conselho de Administração da Intel, Frank Yeary, expressando preocupações com os investimentos e vínculos do CEO Lip-Bu Tan com empresas de semicondutores que supostamente estão ligadas ao Partido Comunista Chinês e ao Exército de Libertação Popular.
"Em março de 2025, a Intel nomeou Lip-Bu Tan como seu novo CEO", escreveu Cotton na carta. "O Sr. Tan supostamente controla dezenas de empresas chinesas e tem participação em centenas de empresas chinesas de manufatura avançada e chips. Pelo menos oito dessas empresas supostamente têm vínculos com o Exército de Libertação Popular Chinês", lê-se na missiva.
Em reação, Trump fez uma publicação na Truth Social onde defendia que Lip-Bu Tan abandonasse de imediato o cargo de CEO da Intel. “O CEO da Intel está em conflito de interesses e deve renunciar imediatamente", escreveu Trump na plataforma, acrescentando que "não há outra solução para este problema".
Leia Também: Softbank passa de prejuízos para lucros de 2.460 milhões no 1.º trimestre