Seis idosos morrem após incêndio em lar em Mirandela

O alerta para o incêndio foi dado por três funcionárias da instituição por volta das 05h00. Há ainda a registar cinco feridos graves - que já foram transportados para as unidades hospitalares - e 20 feridos ligeiro que receberam assistência médica no local.

incêndio, lar, Mirandela

© Reprodução Facebook/ Fernando Pires

Notícias ao Minuto com Lusa
16/08/2025 08:27 ‧ há 2 horas por Notícias ao Minuto com Lusa

País

Mirandela

Seis idosos morreram, na madrugada deste sábado, na sequência de um incêndio no lar Bom Samaritano da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela.

 

Segundo disse o provedor da instituição, Adérito Gomes, à Agência Lusa, o incêndio terá começado num "colchão anti-escaras", num quarto com três utentes, que acabaram por morrer. Outros três, devido à inalação de fumo e a problemas respiratórios, também não conseguiram resistir.

Já o comandante da Guarda Nacional Republicana (GNR), Luís Carlos Soares, em declarações à RTP3, revelou que há também a registar "cinco feridos graves e 20 feridos ligeiros".

Acrescentou que está a ser feito o "processo de recolocação dos idosos em estruturas residenciais ainda do concelho" e que estão também a ser evacuados outros utentes para os hospitais da região.

Questionado sobre se haverá já uma explicação para este incêndio, o comandante referiu ser ainda "precário". "O incêndio tem ainda uma curta duração, toda esta operação tem uma curta duração, por isso qualquer explicação agora seria muito precoce. Estamos na fase de resolução de toda esta situação".

O comandante da GNR deu ainda conta de que o lar Bom Samaritano é "um dos maiores a funcionar no concelho" e que tem cerca de 90 utentes, notando que estão "a tentar encontrar todas as soluções para que os idosos possam ter também algum conforto".

"O incêndio terá começado dentro da estrutura residencial, à partida dentro de um dos quartos. Ainda estamos no processo de avaliação", referiu.

Relativamente aos feridos, Luís Carlos Soares informou que "estão a ser distribuídos pelas três unidades hospitalares do distrito". "O Hospital de Mirandela, que recebeu a maior quantidade de feridos, o Hospital de Macedo de Cavaleiros, já transferimos cerca de três vítimas, e também transferimos um número ainda significativo para o Hospital de Bragança".

"Os feridos ligeiros já estão todos avaliados, já receberam todos os cuidados médicos necessários ainda no local. Tivemos aqui um apoio muito importante do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para este acompanhamento médico. Não podemos esquecer que são pessoas que, muitas delas, fazem até suporte de oxigénio e é preciso garantir todo o nível de cuidados para as próximas horas e garantir que se mantém a assistência", sublinhou.

O comandante salientou que foi também pedido "apoio psicológico para as vítimas e para os familiares".

O incêndio deflagrou pelas 05h00 e terão sido três funcionárias que estavam ao serviço que deram o alerta.

De acordo com o site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), no local estão 66 operacionais apoiados por 33 veículos.

Após incêndio, idosos são transportados para outros lares

O presidente da Câmara Municipal de Mirandela, Vítor Correia, confirmou à Agência Lusa que os utentes do lar que não tiveram qualquer ferimento começaram a ser encaminhados para ouros lares da Misericórdia, tendo sido pedida a ajuda das corporações de bombeiros dos concelhos vizinhos para o transporte dos idosos acamados.

As operações de transferência dos idosos ocorrem nas imediações do lar, onde estão alinhadas várias camas articuladas. Por perto, estão vários carros de bombeiros e algumas ambulâncias

Idosos levados para outro lar da Misericórdia de Mirandela após incêndio

Idosos levados para outro lar da Misericórdia de Mirandela após incêndio

Os idosos do lar da Misericórdia de Mirandela, onde durante a madrugada morreram seis utentes num incêndio, já estão a ser instaladores noutros lares da instituição, adisse à agência Lusa o município.

Lusa | 10:04 - 16/08/2025

[Notícia atualizada às 10h12]

Leia Também: Mais de 3.300 operacionais combatiam os sete maiores fogos às 8h30

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas