Uma publicação partilhada pela Microsoft no seu blogue oficial está a ser usada como confirmação de que o Windows terá perdido até 400 milhões de utilizadores desde 2022 - a última ocasião em que a empresa partilhou números de utilização do sistema operativo.
Como conta o site ZDNet, em 2022 a Microsoft afirmou que o Windows era usado em cerca de 1,4 mil milhões de dispositivos mas, na mais recente publicação de blogue, a tecnológica de Redmond diz que o sistema operativo é usado em “mais de mil milhões” de dispositivos.
O facto de a Microsoft não indicar o número específico e optar por uma abordagem mais vaga está a ser visto como um sinal de que o Windows tem hoje em dia menos utilizadores do que em 2022.
Serve recordar que, no começo da pandemia de Covid-19, o segmento de computadores pessoais desfrutou de um ‘pico’ de vendas como resultado de mais pessoas terem começado a trabalhar a partir de casa. Entretanto, com o retomar do modelo de trabalho presencial, é possível que as pessoas que compraram um computador entre 2020 e 2022 tenham decidido não atualizar os seus equipamentos e, desta forma, estarmos a verificar esta (aparente) queda de dispositivos com Windows instalado.
Como conta o site TechRadar, a Microsoft tentou impulsionar a venda de computadores em 2024 criando uma nova categoria de equipamentos equipada com ferramentas de Inteligência Artificial à qual chamou Copilot+ PC. No entanto, esta iniciativa não parece ter resultado num aumento de vendas, especulando que a Microsoft faria por o tornar claro se essa fosse a situação atual.
Sublinhar no entanto que estas considerações sobre o número de dispositivos em que o Windows está instalado se trata apenas de especulação, pelo que teremos de aguardar que a Microsoft partilhe números específicos numa próxima apresentação de resultados financeiros da empresa.
Leia Também: Microsoft: IA é melhor em diagnósticos complexos do que médicos humanos