Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Fundão integra projeto europeu para desenvolver indústria dos videojogos

O município do Fundão integra um projeto europeu que envolve cinco países com o objetivo de investigar as dinâmicas na indústria dos videojogos e ajudar a desenvolver o setor.

Fundão integra projeto europeu para desenvolver indústria dos videojogos
Notícias ao Minuto

19:03 - 18/03/24 por Lusa

Tech Videojogos

O projeto GAME-ER pretende apoiar, durante os próximos três anos, 'clusters' locais de videojogos em França, República Checa, Itália, Escócia e no Fundão, em Portugal, ajudando os decisores políticos a dinamizar a indústria através destes exemplos.

A ideia passa por "fornecer informações úteis aos legisladores e líderes da indústria de videojogos, partindo da perspetiva de seis 'clusters' regionais", informou hoje a Câmara do Fundão, em comunicado enviado à agência Lusa.

"O Município do Fundão pretende potenciar o ecossistema já existente, visando atrair e reter talento, além de diversificar o tecido empresarial, com especial enfoque na indústria de 'gaming', que em Portugal está em crescimento", refere a mesma nota.

A autarquia fundanense, no distrito de Castelo Branco, considera tratar-se de uma estratégia de promoção da inovação, atração de investimento e criação de emprego.

"A iniciativa dá reconhecimento ao papel vital que estes 'clusters' locais e regionais desempenham na promoção da inovação, do crescimento económico e da coesão social", sublinhou.

Segundo a Câmara do Fundão, os ecossistemas existentes "foram cuidadosamente selecionados pelas suas características únicas e diferentes fases de desenvolvimento".

"No Fundão, esta indústria já se faz notar, não só através da aposta na oferta formativa na área, nomeadamente pela Universidade da Beira Interior e a Escola Profissional do Fundão, mas também com a presença de empresas que dão cartas no setor", realçou o município.

No mesmo comunicado é mencionado que, para atingir os objetivos, o projeto vai adotar uma abordagem participativa, em colaboração com os legisladores e parceiros da indústria dos videojogos.

O GAME-ER tem um financiamento de três milhões de euros no âmbito do Horizonte Europa, "o maior programa europeu de apoio à inovação e investigação".

Leia Também: ByteDance regressa aos videojogos face a possível veto ao TikTok

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório