Meteorologia

  • 03 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 9º MÁX 16º

Telescópio Hubble da NASA retoma a suas operações após semana de pausa

O telescópio espacial Hubble retoma hoje as suas operações, após uma semana de pausa, divulgou esta quinta-feira a agência espacial norte-americana (NASA).

Telescópio Hubble da NASA retoma a suas operações após semana de pausa
Notícias ao Minuto

06:32 - 08/12/23 por Lusa

Tech NASA

Em 30 de novembro, o telescópio espacial deixou de funcionar, entrando em "modo de segurança", devido a um "problema contínuo com o giroscópio".

Após uma análise do telescópio, a equipa da NASA que supervisiona o aparelho determinou que este pode retomar suas operações "sob o controlo de três giroscópios", detalhou, em comunicado, a agência espacial norte-americana.

"A equipa decidiu operar os giroscópios com maior precisão durante as observações científicas. Os instrumentos do Hubble e o próprio observatório permanecem estáveis e em boas condições", acrescentou a NASA.

O Hubble, que orbita a Terra, possui atualmente três giroscópios em operação. Estas peças são essenciais e servem para apontar e estabilizar o telescópio.

A NASA espera que, apesar desta desvantagem, o Hubble continue a fazer "descobertas inovadoras" ao longo "desta década e possivelmente na próxima".

Desde o seu lançamento em órbita em 1990, o Hubble fez mais de 1,5 milhões de observações, ajudando os cientistas a aprender e compreender o Universo através de dezenas de descobertas.

Leia Também: As 25 fotografias para marcar 25 anos da Estação Espacial Internacional

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório