O xadrez será, novamente, a 'novidade' da Netflix. A plataforma de streaming vai lançar um novo videojogo mobile no dia 25 de julho, tornando disponível para os seus subscritores o jogo 'Queen's Gambit Chess', que será baseado na minissérie com o mesmo nome.
Pelas imagens lançadas pela Netflix, é possível perceber que, embora o foco do jogo seja o xadrez em si, o utilizador terá uma experiência narrativa semelhante à da série, lançada em outubro de 2020 e protagonizada pela atriz Anya Taylor-Joy.
Na descrição no Youtube, a plataforma explica que o jogador poderá "ter aulas, jogar puzzles e jogos, ou competir contra amigos nesta estonteante carta de amor à série vencedora de prémios", adiantando ainda que alguns dos recintos de jogo disponíveis serão pontos importantes para a personagem de Beth Harmon.
O 'Queen's Gambit Chess' sai em julho, mas a Netflix anunciou o lançamento de vários jogos ao longo do verão, nomeadamente de 'Oxenfree II: Lost Signals' (que também estará disponível para a Switch, Playstation e computador), e muitos outros. A empresa deverá abordar mais os próximos jogos e investimento neste meio no próximo mês, durante o evento Tudum, que arranja a 17 de junho.
Quase três anos depois, a série com grande foco no xadrez e na história de Beth Harmon (uma jovem sensação que se torna na melhor jogadora do mundo) gerou, no pico da pandemia, um crescimento exponencial no interesse mundial pelo xadrez.
A série foi vista por mais de 62 milhões de pessoas e, em 2020, a NPR (a rádio pública norte-americana) noticiou que as vendas de algumas empresas de tabuleiros de xadrez tinham crescido 1000%. Sites de xadrez online também registaram grandes subidas no tráfego, ao ponto de alguns não terem conseguido lidar com a surpreendente procura.
Leia Também: Netflix. 'Rabo de Peixe' entre as séries mais vistas em mais de 30 países